G1 Santos

Cubatão suspende aulas após rescindir com empresa de limpeza citada em operação contra fraudes em licitações

today1 de maio de 2024 4

Fundo
share close

A Operação Munditia investiga um grupo criminoso envolvido em fraudes em licitações no Estado de São Paulo. Quando foi deflagrada, em 16 de abril, o vereador de Cubatão e ex-presidente da Câmara, Ricardo Queixão (PSD), e a servidora pública da prefeitura, Fabiana de Abreu Silva, foram presos.

De forma paralela às investigações, a empresa vinha sendo alvo de denúncias de servidores públicos por atrasar salários e benefícios.

Em vídeo obtido pelo g1, a secretária municipal de Educação, Lidiane Goulart, disse que a prefeitura dispõe de todos os recursos para pagar os trabalhadores da limpeza e profissionais de apoio.



Agora, de acordo com ela, a administração municipal está em contato com a segunda colocada na licitação para substituir a Mova Empreendimentos.

“Nós estamos rescindindo esses contratos porque, nos últimos dias, apresentaram-se alguns defeitos e os responsáveis pelas empresas desapareceram. Eles mantiveram diálogo até meados de abril e desapareceram”, disse ela.

Calendário das aulas na rede municipal de ensino de Cubatão (SP) — Foto: Reprodução

Segundo ofício da Secretaria da Educação (Seduc) de Cubatão, obtido pelo g1, a pasta vai repor as aulas futuramente, nos meses de julho, outubro e dezembro. Com a decisão de adiantar o recesso escolar, os estudantes terão as férias do meio do ano apenas entre os dias 15 e 19.

As novas datas das aulas serão nos dias em que estavam previstos recessos e sábados letivos. Confira o esquema:

▶️ 2 de maio: a aula será reposta em 10 de julho

▶️ 3 de maio: transferidas para 11 de julho

▶️ 6 de maio: em 12 de julho

▶️ 7 de maio: reposição em 22 de julho

▶️ 8 de maio: em 5 de outubro

▶️ 9 de maio: aula transferida para 7 de dezembro

▶️ 10 de maio: aula reposta em 9 de dezembro.

De acordo com a Seduc, a merenda será mantida e entregue em marmitas na unidade onde cada aluno está matriculado.

  • Alunos residentes nos Bolsões (Bolsão 7, Bolsão 8 e Bolsão 9): retirada nas UMEs Luiza Cortêz e Estado da Bahia;
  • Alunos residentes na Vila Esperança (Sítio Novo, Ilha Bela e Morro do Índio): retirada nas UMEs Elza e Estado de Santa Catarina;
  • Alunos residentes nas Cotas: retirada na UME Estado do Acre;
  • O horário de retirada dos itens será das 11h às 13h conforme orientação acima;
  • Alunos da EJA: retirada na unidade de ensino em que estão matriculados, entre 18h30 e 19h30.

Ao g1, uma mãe de duas crianças disse temer que o recesso prejudique o aprendizado dos filhos. Ela tem um menino de sete anos e uma menina de dois em escolas municipais.

Evelin Ometto, de 39 anos, disse que consegue trabalhar em casa durante a semana. Apesar disso, pensa em todas as mães que precisam se ausentar diariamente. “Como fazem assim, do nada. E se não tiverem com quem deixar? Meu principal [receio] é o ensino, essa é minha preocupação”, disse.

Natália Fonseca, mãe de alunos de 13 e seis anos, também não concorda com a decisão. “Foi uma quebra total do ritmo dos alunos. Meu filho estava em semana de provas e entrega de trabalhos. Não fomos avisados, não fazíamos ideia de absolutamente nada”, disse a dona de casa, de 39 anos.

Segundo Natália, os alunos receberam um recado na última terça-feira (30) de que não haveria aula no dia 2 devido a uma greve dos funcionários da limpeza. “Mais tarde recebi mensagens de outras mães sobre a interrupção das aulas. Nem sequer os professores estavam orientados, pois os alunos não trouxeram recado algum sobre o assunto”.

Como ficam os professores?

Ainda segundo a Seduc, os professores cumprirão o recesso escolar entre 2 e 10 de maio sem prejuízo financeiro. Os gestores, a equipe de suporte pedagógico e os demais agentes da educação (inspetores, pajens e secretários de escola) deverão comparecer à unidade normalmente para manter o atendimento ao público e demais atividades.

Na última terça-feira, o Sindicato de Professores Municipais de Cubatão convocou um ato às 10h do dia 2 para os professores e gestores das terceirizadas da Educação. A concentração será no Sindilimpeza, na Avenida Dr. Fernando Costa, no bairro Vila Couto.

“O SindPMC convoca professores (as) e gestores (as) para comparecerem e somarem forças contra o desgoverno inimigo da Educação de Cubatão”, escreveu.

Segundo o sindicato, as funcionárias da limpeza e de apoio às crianças com deficiência estão sem receber os direitos trabalhistas. As professoras de creche também marcaram uma mobilização para o dia 14 de maio.

O g1 tentou contato com a Mova Empreendimentos, mas não obteve retorno até a última atualização da reportagem.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-morre-em-confronto-com-pms-em-morro-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Homem morre em confronto com PMs em morro no litoral de SP

Outros suspeitos, que também teriam disparado contra os agentes da PM, conseguiram fugir. Homem foi socorrido, mas não resistiu e morreu. Morro do São Bento, em Santos (SP) — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal Um homem, ainda não identificado, morreu durante um confronto com policiais militares no Morro do São Bento, em Santos, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1, nesta quarta-feira (1º), outros suspeitos que teriam disparado […]

today1 de maio de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%