G1 Santos

Cubatão terá a primeira unidade do país dedicada à produção de diesel 100% renovável

today4 de dezembro de 2022 11

Fundo
share close

De acordo com a Petrobras, a nova planta será instalada na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) e terá a capacidade de produzir 6 mil barris por dia (bpd) de BioQAV e 6 mil bpd de diesel 100% renovável, a partir do processamento de até 790 mil toneladas por ano de matéria-prima renovável.

A RPBC foi escolhida em razão da proximidade com o mercado da região Sudeste e da maior integração com o parque do refino nacional. A unidade terá tecnologias digitais, inteligência artificial e soluções voltadas para ampliar a eficiência energética da unidade, direcionadas para redução de emissões de CO2 e ganhos de performance. A previsão é que a unidade inicie sua operação em 2028.

Nova planta será instalada na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão — Foto: ANDRÉ MOTTA DE SOUZA / AGÊNCIA PETROBRAS



O diesel renovável e o BioQAV são isentos de oxigênio, o que lhes confere qualidade superior e maior estabilidade. Além disso, são livres de enxofre e de outros contaminantes, contribuindo para o melhor desempenho. A nova unidade produzirá também nafta verde, produto de interesse do segmento petroquímico para produção de plásticos renováveis.

O diesel renovável e o BioQAV têm potencial de redução de emissões de gases de efeito estufa entre 55% e 90 % em relação aos combustíveis derivados de petróleo, pois são oriundos de matérias-primas renováveis, como óleo vegetal e gorduras de origem animal.

O diesel renovável é o primeiro combustível da nova geração de produtos mais sustentáveis que a companhia começa a ofertar ao mercado consumidor. Segundo a Petrobras, ele já foi testado em frota de ônibus em Curitiba e os resultados confirmam as vantagens: a redução das emissões e o poder de ser usado nos sistemas projetados para óleo diesel.

Amostra de Diesel R5 — Foto: MICHEL CHEDID

O projeto integra o Programa de BioRefino da companhia, que faz parte do Plano Estratégico para o período de 2023 a 2027. O programa, segundo a Petrobras, receberá investimentos de US$ 600 milhões para o desenvolvimento de uma nova geração de combustíveis sustentáveis, com menor pegada de carbono.

Ainda segundo a Petrobras, haverá a expansão do coprocessamento para produção de Diesel R, com conteúdo renovável, na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), no Paraná, e início do coprocessamento para produção de Diesel R nas refinarias Presidente Bernardes, em Cubatão (RPBC), na Refinaria de Paulínia (REPLAN) e na Refinaria Duque de Caxias (REDUC), no Rio de Janeiro.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-realiza-13a-virada-inclusiva-na-proxima-quarta-feira

Prefeitura de Guarujá

Guarujá realiza 13ª Virada Inclusiva na próxima quarta-feira

O objetivo de mobilizar a participação plena das pessoas com deficiência por meio de manifestações de arte, cultura, esporte e lazer A Prefeitura de Guarujá realiza na próxima quarta-feira (7), das 13 às 17 horas, a 13ª Virada Inclusiva. O evento acontece na Praça das Bandeiras, na Praia de Pitangueiras e tem o objetivo de mobilizar a participação plena das pessoas com deficiência por meio de manifestações de arte, cultura, esporte […]

today4 de dezembro de 2022 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%