Dançarino de breaking Guarujá (SP) voou para a Holanda na sexta-feira (12) para participar de campeonato internacional. — Foto: Max Amorim da Silva/ Reprodução
Um dançarino de breaking de Guarujá, no litoral de São Paulo, participou de um concurso de dança na Holanda, na última sexta-feira (12). Gabriel Oliveira do Monte, de 34 anos, é o único atleta da região que esteve presente no “The Notorious I”, campeonato internacional conceituado no ramo. Ele precisou passar por 10 eventos nacionais até ter a possibilidade de competir no torneio do continente europeu.
Conhecido como “Gabriel B-boy”, o profissional contou ao g1 que apesar de ser reconhecido no cenário nacional da dança, é a primeira vez que tem a oportunidade de participar de um campeonato do porte internacional. “Estou muito feliz de poder participar de um evento, quero aproveitar ao máximo e adquirir conhecimento”.
Gabriel acrescentou que no “The Notorious I” a vaga é garantida para os destaques de cada país e que 440 b-boys (dançarinos de breaking) participam do evento. “Quando você faz a inscrição, antes de confirmar [a vaga], a administração checa o histórico do competidor”.
Gabriel B-boy, de Guarujá (SP), passou por 10 eventos nacionais até chegar ao continente europeu na sexta-feira (12). — Foto: Divulgação/ Prefeitura Municipal de Guarujá
Morador do bairro Morrinhos e praticante de breaking há 20 anos, Gabriel lidera o ranking da Federação de Breaking do Estado de São Paulo (FBSP). Ele venceu sete dos últimos 10 eventos que participou no Brasil. Nos outros três, o b-boy ficou em segundo lugar.
Para alcançar o topo do ranking estadual, o dançarino obteve algumas conquistas importantes. Entre elas, o bicampeonato sul-americano, em 2018, e o vice-campeonato no mundial “Cannes France”, em 2019. Apesar da longa carreira e das conquistas, Gabriel não possui qualquer patrocínio e conseguiu chegar até o “The Notorious I” por conta própria.
Na última sexta-feira (12), o profissional chegou à cidade de Harleem, na Holanda. Ele seguiu para o hotel e, logo em seguida, participou da primeira etapa da competição na modalidade 1×1. O evento ocorre até domingo (14), e a “grande final” acontece entre oito finalistas.
“Por conta da correria e do fuso horário, tornou a competição muito cansativa e acabei não passando para o top 8”, lamenta. Apesar da decepção, “Gabriel B-boy” contou que pretende absorver o máximo de informação para, quando retornar ao Brasil, treinar mais. “No ano que vem volto mais forte”.
Publicar comentários (0)