G1 Santos

De governador a presidente da Fifa: veja quem esteve no velório de Pelé

today2 de janeiro de 2023 69

Fundo
share close

O adeus ao Rei Pelé, que morreu aos 82 anos na última quinta-feira (29), reuniu não só milhares de anônimos e fãs do ex-jogador. Autoridades de diversos setores do Brasil e do mundo estiveram em Santos, no litoral de São Paulo, para prestar a última homenagem ao Atleta do Século, que é velado desde as 10h desta segunda-feira (2) no centro do campo da Vila Belmiro. O velório será encerrado na terça-feira (3), às 10h.

A primeira autoridade a comparecer à despedida de Pelé foi o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que demonstrou tristeza pela morte da lenda do futebol, com quem disse ter tido a oportunidade de conviver e trabalhar fora de campo. “No governo Fernando Henrique Cardoso fizemos a Lei Pelé. E ele era de uma cordialidade, de uma simplicidade com todos.

Presidente da Fifa vai pedir que cada país membro da entidade tenha um estádio com o nome de Pelé — Foto: Anderson Firmino/g1 Santos



O presidente da Fifa, Gianni Infantino, esteve na Vila Belmiro e anunciou que pretende conversar com os representantes de países membros da entidade máxima do futebol para que possam dar o nome de Pelé a estádios.

“Vamos homenagear o Rei. Vamos pedir para que todos os países do mundo tenham pelo menos um estádio com o nome do Pelé para que as crianças saibam a importância dele”.

Presidente da CBF lembrou da primeira vez que assistiu a um jogo de Pelé em campo — Foto: Anderson Firmino/g1 Santos

Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), lembrou do primeiro jogo em que viu Pelé em campo em Ilhéus, contra uma seleção regional.

“Inesquecível, eu tinha 13 anos, mas desde os nove já ouvia os feitos do Pelé. Era muito difícil ter televisão naquele período, mas a gente ouvia no rádio […]. É um momento que eu jamais vou esquecer”.

O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), chegou à Vila Belmiro por volta das 11h15. Estar no velório de Pelé foi o primeiro compromisso oficial dele à frente do cargo. “É uma honra para o Brasil ter o maior de todos os tempos. Três das nossas estrelas na camisa foram conquistadas graças à genialidade dele. Ele é único. É imortal”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é esperado na terça-feira (3), em Santos, enviou uma coroa de flores em memória ao eterno camisa 10 do Santos e Seleção. ‘Nossa sincera homenagem ao grande brasileiro, nosso Rei Pelé. Presidente Lula e Janja Lula da Silva’, diz a mensagem.

O prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), compareceu ao velório e falou sobre o sentimento do santista com a partida do Rei. “A gente vê as pessoas tristes. É uma mistura de tristeza com alegria. Tristeza da perda, porque ele faz falta, e alegria porque tem um sentimento nostálgico da gente contar as história do Pelé”.

O prefeito de Três Corações (MG), cidade onde Pelé nasceu, esteve na despedida e ressaltou a importância do Rei não só para os mineiros, mas para o mundo. “Estou aqui no velório do Edson Arantes do Nascimento, cidadão tricordiano. O Pelé é cidadão do mundo”, disse José Roberto de Paiva, o Gordo Dentista (PSD).

O embaixador da Nigéria, Muhammad Makarfi Ahmad, falou com emoção da partida do maior jogador de futebol de todos os tempos. “Ele já esteve na Nigéria inúmeras vezes. A presença dele na Nigéria foi muito boa. Ele parou uma guerra civil. A morte de Pelé foi um choque para todos nós e por isso registramos condolências à família e ao povo do Brasil”.

Pelé morreu na quinta-feira (29), depois de um mês internado no Hospital Albert Einstein, na Capital. Ele tratava de um câncer no cólon.

O quadro sofreu agravamento no dia 21 de dezembro, quando o boletim médico indicava “progressão oncológica”, com necessidades de cuidados para as funções renais e cardíacas.

VÍDEOS: G1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

6o-edicao-da-estacao-verao,-em-praia-grande,-tera-grandes-artistas-nacionais

G1 Santos

6º edição da Estação Verão, em Praia Grande, terá grandes artistas nacionais

Entre os principais nomes, estão Pabllo Vittar, Luísa Sonza, Iza e Ana Castela, que se apresentam no festival pela primeira vez. Outros artistas como Alok, Wesley Safadão, Mateus e Kauan, que já participaram de outras edições do festival, voltam para integrar a programação de 27 atrações musicais. Além de artistas nacionais, o público poderá prestigiar as apresentações de artistas locais antes dos grandes shows. As apresentações ocorrem todas as sextas […]

today2 de janeiro de 2023 30

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%