G1 Santos

Debates sobre inovação e acessibilidade marcam segundo dia de Construinova 2023

today3 de novembro de 2023

Fundo
share close

Lenitta Brandão abriu a série de debates com o tema “Acessibilidade: Legislação e Cidadania”. Durante a conversa, a palestrante salientou que o novo censo indicou um aumento no número de pessoas que necessitam de acessibilidade para se locomover pela cidade.

“O censo mais recente mostra que o número de pessoas com deficiência cresceu 18%. Já o número de idosos teve um aumento de 44%”, afirmou.

Lenitta Brandão abordou a acessibilidade em sua palestra — Foto: Reprodução/Lead MKT



Lenitta também destacou que a acessibilidade não é pensada apenas para pessoas com deficiência, mas sim para toda a população. “Embora seja essencial para aqueles com dificuldades de locomoção, a infraestrutura acessível acaba beneficiando a todos”.

Ela ainda enfatizou a necessidade urgente de inclusão e acessibilidade no planejamento urbano.

Agenda 2030, ESG, ODS e responsabilidade com o planeta

Na segunda palestra do dia, Ergon Cugler abordou temas relacionados à Agenda 2030 e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) para o desenvolvimento sustentável proposta pela ONU.

Ligando-se à palestra de Lenitta, Ergon lembrou que um dos tópicos da agenda se refere justamente à promoção da acessibilidade em todas as cidades.

Ergon explicou a importância do ESG e das ODS para o futuro — Foto: Reprodução/Matheus Santana

Quanto ao ESG, o palestrante ressaltou a necessidade de pensar e implementar ideias sustentáveis rapidamente, dada a aproximação de um ponto em que as consequências das ações humanas podem se tornar irreversíveis.

“Se pensarmos em nosso organismo, uma pessoa que consome excessivamente doces e frituras pode desenvolver diabetes. Uma vez diagnosticada, não há volta; é preciso conviver com a condição”, exemplificou.

Ergon junto de Andréa Neris e Ana Paula Ribeiro de Lara — Foto: Reprodução/Matheus Santana

Além disso, Ergon enfatizou que as ODS não se referem apenas às ações do poder público, dependendo também de iniciativas do setor privado para que as metas sejam alcançadas a tempo.

Importância da participação da sociedade

Fernanda Meneghello, arquiteta e urbanista e palestrante do Construinova Litoral, destaca a importância da transparência e da participação da sociedade civil como elementos cruciais para o sucesso das práticas de ESG.

Ela ressalta que, para garantir a eficácia dessas iniciativas, é fundamental que as organizações e instituições sejam abertas sobre seus objetivos, estratégias e resultados. Isso não apenas ajuda a construir a confiança do público, mas também permite que a sociedade contribua ativamente, oferecendo insights valiosos e pressionando por ações mais responsáveis.

“Todas as melhorias dentro de ambientes sustentáveis só funcionam se forem transparentes e tiverem acompanhamento da sociedade civil durante o processo de gestão de projeto, implementação e monitoramento das práticas aplicadas”, disse a especialista.

Fernanda Meneghello, palestrante do Construinova Litoral 2023 — Foto: Arquivo pessoal

Construinova Litoral 2023

Com o objetivo de ser o principal hub de inovação em construção civil do litoral de São Paulo, o Construinova Litoral 2023 promoveu diversos painéis e palestras discutindo inovações para o setor.

Todas as discussões do evento foram transmitidas ao vivo e estão disponíveis para consulta no Instagram oficial da AMEA (Associação Mongaguaense de Engenheiros e Arquitetos)




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

obras-em-morro-alteram-transito-e-transporte-em-santos;-confira-as-mudancas

G1 Santos

Obras em morro alteram trânsito e transporte em Santos; confira as mudanças

As obras de modernização do sistema de drenagem no Morro José Menino, em Santos, no litoral de São Paulo, provocam novas interdições na cidade. A partir de segunda-feira (6), a Rua Monteiro Lobato ficará interditada ao trânsito de veículos. Segundo a Prefeitura de Santos, que realiza a obra, nesta quinta-feira (2), já foi implantada a mão dupla de direção em trecho de duas vias na região, nos limites com São […]

today3 de novembro de 2023

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%