G1 Mundo

Decreto de Milei é ‘feito de extrema gravidade institucional’, diz ex-presidente da Argentina

today21 de dezembro de 2023 5

Fundo
share close

Alberto Fernandez se pronunciou nas redes sociais sobre decreto de emergência com 300 medidas para desregular a economia do país anunciado nesta quarta-feira (20).


Presidente argentino Alberto Fernández escolheu China como sua última viagem presidencial — Foto: Reuters via BBC



Nosso país assiste a um evento de extrema gravidade institucional nunca antes visto. O Poder Executivo, num ato de claro abuso de poder, avançou sobre as atribuições exclusivas do Poder Legislativo”, escreve Fernandez.

O DNU de Milei modifica ou revoga mais de 350 normas na lei argentina e está prevista para entrar em vigor nesta quinta-feira (21), assim que for publicado no Diário Oficial.

É evidente que o Presidente Javier Milei golpeou o sistema republicano de governo e adotou medidas em detrimento da indústria nacional, dos bens e recursos do Estado e dos direitos dos trabalhadores”, comenta o ex-presidente.

Segundo o Fernandez, o decreto terá graves efeitos econômicos e sociais na Argentina, como a possível precarização dos sistemas de saúde, de trabalho e de direitos dos cidadãos. Ele acrescenta “que a República argentina está em risco” e que Milei “tem responsabilidade por violar grosseiramente as regras do Estado de Direito”.

Para advogados constitucionalistas ouvidos pelo jornal argentino La Nacion, o decreto não atende aos requisitos da Constituição Nacional argentina e Milei teria ultrapassado seus poderes, avançando sobre as competências do Congresso.

Para o ex-presidente, os problemas da Argentina “podem e devem ser resolvidos através dos canais legais e institucionais previstos na Constituição Nacional”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

kim-jong-un-ameaca-com-‘ataque-nuclear’-se-for-provocado-por-coreia-do-sul-e-eua

G1 Mundo

Kim Jong-un ameaça com ‘ataque nuclear’ se for provocado por Coreia do Sul e EUA

Advertência do líder norte-coreano seria reação a reuniões em Washington de "planejamento nuclear e estratégico" entre sul-coreanos e americanos. Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, ameaça ataque nuclear se for provocado. — Foto: Jonathan Ernst/Reuters O líder norte-coreano, Kim Jong-un, advertiu que seu país não hesitará em lançar um ataque nuclear se for "provocado com armas nucleares", informou a imprensa estatal nesta quinta-feira (21). Os comentários de Kim ocorreram […]

today21 de dezembro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%