Prefeitura de Guarujá

Defesa Civil de Guarujá inicia Plano Preventivo para chuvas de verão

today1 de dezembro de 2022 37

Fundo
share close

PPDC se estenderá até 31 de março de 2023; durante o período, serão emitidos avisos meteorológicos sempre quando as condições climáticas indicarem risco potencial de deslizamento, alagamento ou inundações

A Defesa Civil de Guarujá inicia junto à Defesa Civil do Estado de São Paulo, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) para a época de chuvas intensas da temporada de verão. O PPDC começa nesta quinta-feira (1) e se estenderá até 31 de março de 2023, podendo ser prorrogado.

O Município está inserido no PPDC desde a sua criação, em 1989. O Plano tem como pilares técnicos a previsão meteorológica diária, acompanhamento da chuva em tempo real, por meio de 15 pluviômetros automáticos, além da intensificação das vistorias de campo nas áreas de risco geológico.

Durante o período, serão emitidos avisos meteorológicos, sempre quando as condições climáticas indicarem risco potencial de deslizamento; alagamento ou inundações. Para isso, serão utilizadas as ferramentas de Interface de Alerta Preventivo (IDAP), com envio de SMS, Whatsapp, Telegram, via TV por assinatura e comunicados nas redes sociais da Prefeitura de Guarujá e Defesa Civil (Facebook e Instagram).

Observação



As pessoas que residem em áreas de risco devem estar sempre atentas às orientações da Defesa Civil. Preservar o meio ambiente do entorno de sua residência é essencial. Não construir ou ampliar moradias em áreas de risco geológico sem orientação técnica adequada. Em nenhuma hipótese jogue lixo nas ruas. O lixo dificulta o escoamento das águas das chuvas.

Em caso de chuvas, fique atento aos sinais de movimentação de terra como aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, minas d’água, inclinação anormal de muros, postes ou árvores. Nesses casos, saia de casa imediatamente e acione a Defesa Civil pelo telefone 199. A Diretoria mantém plantão 24 horas.

Plano de Contingência

Uma ferramenta importante é o Plano de Contingência para acidentes geodinâmicos (deslizamentos), operado pela Prefeitura, por meio da instalação do Gabinete de Crise. Esse gabinete é composto pelo chefe do Executivo, representantes da Defesa Civil e demais secretarias, e órgãos de apoio.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

exposicao-e-apresentacoes-marcam-mostra-realizada-pela-em-angelina-daige

Prefeitura de Guarujá

Exposição e apresentações marcam mostra realizada pela EM Angelina Daige

Ação aconteceu em alusão ao Dia da Consciência Negra celebrado no 20 de novembro A Escola Municipal Angelina Daige (Vila Áurea) realizou no último dia 23, uma mostra em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro). Dentre as apresentações dos alunos de Ensino Fundamental I se destacou o “Maculelê” – dança folclórica da Bahia com base na cultura afro-indígena-brasileira que simula uma luta tribal usando bastões. A professora […]

today1 de dezembro de 2022 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%