G1 Santos

Defesa Civil emite alerta para forte temporal no litoral de SP durante fim de semana de carnaval

today17 de fevereiro de 2023 9

Fundo
share close

Afora a tempestade prevista, o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) Unisanta ressaltou que uma frente fria se aproxima da região e há previsão de maré alta e mar agitado a partir de sábado (18).

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de alerta devido à previsão de nível do mar acima de 2 metros na região da Baía de Santos. Há, por exemplo, possibilidade de alagamentos nos períodos de maré alta, além de impactos nas estruturas urbanas costeiras no município devido à intensidade e direção das ondas.

De acordo com a previsão meteorológica da Defesa Civil para a Baixada Santista e Vale do Ribeira a expectativa é de chuva intensa e constante durante os três primeiros dias de carnaval. Segundo o meteorologista do órgão, Willian Minhoto, a sexta-feira (17) deve ser um dia típico de verão, com calor e pancadas de chuva isoladas no período da tarde.



Já no sábado (18) e domingo (19), uma frente fria se aproximará do território paulista e a chuva deverá ser persistente. As pancadas em todo o estado serão acompanhadas de raios, vento e granizo, segundo a Defesa Civil.

Recomendações da Defesa Civil

Baixada Santista, SP, registra terá chuva intensa, raios e ventos no final de semana de Carnaval, alerta a Defesa Civil de SP. — Foto: Divulgação/Rodolfo Bonafim

Quem pretende aproveitar o feriado prolongado de carnaval deve dirigir de forma segura e redobrar a atenção devido às fortes chuvas. A Defesa Civil orienta que, em caso de chuvas intensas, o motorista procure um lugar seguro e pare o veículo. Em caso de enxurrada, o pedido é para que sequer utilizem os automóveis.

Aos motoristas na estrada é recomendado manter uma distância segura entre os veículo, usar o farol baixo, reduzir a velocidade de forma gradativa e não frear bruscamente.

Em caso de aquaplanagem, que é quando o veículo perde o atrito com a pista molhada, a orientação é manter o volante reto e firme, sem acelerar ou frear.

  • Cachoeiras, praias e trilhas

É pedida atenção aos turistas que descem para a Baixada Santista e Vale do Ribeira para aproveitar a praia, cachoeiras e blocos de carnaval da região. A defesa Civil ressalta que lugares abertos são mais propensos a raios. Em caso de tempestades, a Defesa Civil pede que as pessoas procurem um lugar coberto e se protejam [não embaixo de árvores].

Em cachoeiras, é comum a ocorrência da cabeça d’água, fenômeno que provoca o aumento repentino do volume d’água. Portanto, fique atento aos sinais para não ser pego de surpresa: mudança de cor da água – normalmente fica mais escura -, surgimento de folhas, galhos e pedras rolando pelo rio servem de alerta.

Cabeças d’água são extremamente traiçoeiras, pois podem acontecer mesmo sem ter chovido forte no local. Ao perceber esses sinais, a orientação é que saia da água e se afaste, pois a enchente invade as laterais do rio. Pedras ao redor não são seguras para se proteger.

Os cuidados devem ser tomados também por pessoas que moram em área de risco. É importante ficar atento aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinados, rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas. Diante desses sinais, deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.

Para ter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois do período de chuvas intensas e demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo Alerta SP. O interessado pode se cadastrar pelo SMS 40199 para receber os avisos do órgão estadual.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

peixe-com-vinagrete-de-pequi-e-um-prato-bem-brasileiro-e-surpreende-pelo-sabor;-aprenda

G1 Santos

Peixe com vinagrete de pequi é um prato bem brasileiro e surpreende pelo sabor; aprenda

Leves e saborosos, os peixes grelhados viram uma ótima opção de proteína para os dias mais quentes do ano. Molhos e acompanhamentos diferentes podem deixar o prato ainda mais gostoso. Por isso, o chef de cozinha Tadeu Reis preparou um peixe pargo grelhado com um vinagrete de pequi, que traz um sabor especial à receita (confira detalhes abaixo). O Culinária #013 está na Temporada de Verão, com receitas leves, refrescantes […]

today17 de fevereiro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%