G1 Santos

Defesa Civil testa sistema de alerta para temporais em área que teve 23 mortes em deslizamentos

today31 de janeiro de 2024 1

Fundo
share close

Equipamentos serão instalados no Morro da Barreira do João Guarda, em Guarujá (SP), uma das áreas mais afetadas em uma tempestade em março de 2020. Ação do órgão do Estado de São Paulo é em parceria com a Defesa Civil do município.


Morro Barreira do João Guarda em obras. No local, em março de 2020, 23 pessoas morreram vítimas de deslizamentos — Foto: Prefeitura de Guarujá/ Helder Lima/ Divulgação



A simulação foi conduzida pela Defesa Civil do Estado de São Paulo em parceria com os agentes do órgão na cidade. As cidade de Guarujá, São Sebastião e Franco da Rocha foram as selecionadas pelo Governo de São Paulo para receber os equipamentos.

Os critérios para escolha foram: riscos de deslizamentos, volume de chuva registrado nas regiões, número de mortes e desalojados, centro de operações e controle que já funcionam 24 horas.

Quando houver risco de deslizamento, uma mensagem de alarme será acionada. — Foto: Prefeitura de Guarujá

O novo sistema funcionará de duas formas. Uma delas e a remota, quando agentes da Defesa Civil poderão acionar o SISAR usando um computador. A outra será manual e feita por um agente ou líder comunitário do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), que ainda será criado.

A prefeitura divulgou um material informativo aos moradores sobre como o SISAR vai funcionar. Ele poderá ser acionado em diversas situações com alerta sonoro e mensagens de orientação à população, sendo duas delas emergenciais. Confira abaixo:

  • A Defesa Civil informa: devido à previsão de chuva, há risco de alagamentos nessa área. Fiquem atentos
  • A Defesa Civil informa: há risco de deslizamentos nessa área. Atenção moradores: dirijam-se para locais seguros e pontos de encontro”.

De acordo com a Prefeitura de Guarujá, já foram instaladas torres e cornetas no local para o acionamento remoto, com base nos índices meteorológicos acompanhados em tempo real pelas equipes de plantão. Pontos de mapeamento da área e rotas de fuga já estão preparados.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

fundo-social-de-guaruja-recebe-novas-melhorias

Prefeitura de Guarujá

Fundo Social de Guarujá recebe novas melhorias

Durante o mês de janeiro, foi realizada a segunda etapa dos serviços O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá concluiu, durante o mês de janeiro, a segunda etapa dos serviços de revitalização do local. O trabalho foi realizado por meio do Projeto Biblioteca Cidadã. As salas da Oficina de Brinquedos receberam serviço de pintura, aplicação de porcelanato nas mesas, além de pintura dos mobiliários e reforma das salas de […]

today31 de janeiro de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%