G1 Mundo

Defesa de jornalista dos EUA preso na Rússia entra com recurso contra prisão

today3 de abril de 2023 7

Fundo
share close

Segundo a agência, a defesa pede que Gershkovich, repórter do jornal “The Wall Street Journal”, aguarde o processo em liberdade.

O jornalista, que trabalha como correspondente na Rússia, foi detido na cidade de Ecaterimburgo, na região centro-oeste do país.

O FSP, o serviço de segurança russo, alegou que Gershkovich tentava obter informações governamentais secretas no local e acusou o repórter, que é cidadão dos Estados Unidos, de coletar informações classificadas como segredo de Estado sobre uma instalação militar da Rússia.



O The Wall Street Journal negou a acusação e exigiu a libertação imediata de Gershkovich.

Horas após ser detido, ele foi levado a Moscou, onde um tribunal decidiu que ele deveria permanecer preso preventivamente enquanto aguarda julgamento.

Jornalista do The Wall Street Journal Evan Gershkovich é visto a caminho de prédio da Justiça de Moscou após ser preso pelo serviço de segurança da Rússia acusado de espionagem, em 30 de março de 2023. — Foto: Evgenia Novozhenina/ Reuters

Também nesta segunda, o secretário-geral da Aliança do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, exigiu que a Rússia liberte imediatamente o jornalista.

Em reportagem, o The Wall Street Journal afirmou que a prisão de seu repórter representa uma nova era de “diplomacia de reféns” na Rússia.

Moscou ainda não havia se pronunciado sobre o recurso apresentado pela defesa até a última atualização desta notícia.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

trump-viajara-a-nova-york-para-audiencia-em-meio-a-forte-esquema-de-seguranca

G1 Mundo

Trump viajará a Nova York para audiência em meio a forte esquema de segurança

Trump, o primeiro ex-presidente dos EUA a enfrentar acusações criminais, deve ser indiciado, ter as impressões digitais coletadas e ser fotografado no tribunal do centro de Manhattan na terça-feira. Seus advogados disseram que ele entrará com uma alegação de inocência. As acusações específicas incluídas no indiciamento do grande júri não foram divulgadas; a audiência de terça-feira marca a primeira aparição de Trump no tribunal e perante um juiz no caso. […]

today3 de abril de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%