G1 Mundo

Destróier americano derruba drones lançados do Iêmen no Mar Vermelho

today17 de dezembro de 2023 11

Fundo
share close

Foram “identificados como drones de ataque e derrubados sem causar danos às embarcações na região e sem que tenham sido reportados feridos”, afirmou a Centcom em sua conta na rede social X (ex-Twitter).

A operação, liderada pelo destróier USS Carney, foi realizada “nas primeiras horas de sábado”, detalhou o Exército americano.

Os huthis, aliados ao Irã, já haviam alertado que atacariam embarcações que navegassem ao longo da costa do Iêmen e que tivessem ligações com Israel, em resposta à guerra entre este país e o movimento islamista palestino Hamas na Faixa de Gaza.



Este movimento político-militar, que controla grande parte do Iêmen, pertence, tal como o Hamas e o Hezbollah libanês, ao chamado “eixo de resistência” contra Israel.

Nas últimas semanas, vários mísseis e drones foram abatidos por navios de guerra americanos e franceses que patrulham a área.

Na madrugada de sábado, um destróier britânico também derrubou um “suposto drone de ataque dirigido contra embarcações mercantis no Mar Vermelho”, anunciou o ministro da Defesa do Reino Unido, Grant Shapps.

Grandes empresas do transporte marítimo como a francesa CMA CGM, o grupo dinamarquês Maersk e a alemã Hapag-Lloyd anunciaram a suspensão da travessia de seus porta-contêineres pelo Mar Vermelho devido aos ataques.

Duas grandes empresas de transporte marítimo, incluindo a MSC Mediterranean Shipping Co, maior transportadora de contêineres do mundo, disseram neste sábado que vão evitar o Canal de Suez depois que militantes houthis, do Iêmen, intensificaram seus ataques a navios comerciais no Mar Vermelho.

O Canal de Suez economiza tempo e dinheiro para as transportadoras, evitando que os navios tenham de contornar toda a África. Com o conflito, os prêmios dos seguros de guerra ficaram mais caros.

O MSC Palatium III, com bandeira da Libéria, foi atacado na sexta-feira por um drone no estreito de Bab al-Mandab, na costa do Iêmen, na porção sul do Mar Vermelho, de acordo com os houthis. Não houve feridos, mas a embarcação teve um incêndio e foi retirada de serviço, de acordo com a MSC.

Outro navio liberiano, o Al Jasrah, da empresa Hapag Lloyd, foi atingido por um míssil, afirmaram as Forças Armadas dos Estados Unidos.

A dinamarquesa A.P. Moller-Maersk paralisou na sexta-feira todos os transportes por Bab al-Mandab, e neste sábado a suíça MSC e a francesa CMA CGM seguiram seus passos.

“A situação está se deteriorando, e a preocupação com a segurança, aumentando”, disse a CMA CGM em comunicado.

A alemã Hapag Lloyd afirmou que pode tomar medidas parecidas. Os Houthis intensificaram nas últimas semanas os ataques contra embarcações e também lançaram drones e mísseis contra Israel, em apoio ao grupo Hamas, que duela com Israel na Faixa de Gaza. No sábado, os Houthis atingiram o resort israelense de Eilat, no Mar Vermelho.

Os Houthis, que governam grande parte do Iêmen, prometeram manter os ataques até que Israel interrompa sua ofensiva, mas na sexta-feira disseram que tinham como alvo apenas navios que iam para Israel.

Contudo, tanto o Palatium III quanto outro navio da MSC que foi ameaçado, o Alanya, tinham Jedá, na Arábia Saudita, como destino, com base em dados da empresa MarineTraffic. A MSC afirmou que vai reorganizar alguns serviços para contornar o Cabo da Boa Esperança, na África do Sul, o que acrescentará vários dias na viagem, se comparado aos trajetos que utilizam o Canal de Suez.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bonde-na-orla-de-santos-entra-no-clima-de-natal-com-video-nas-janelas

G1 Santos

Bonde na orla de Santos entra no clima de Natal com vídeo nas janelas

Bonde Turístico passou a apresentar diariamente imagens natalinas em vídeos nas janelas do veículo. Bonde na orla de Santos entra no clima de Natal com vídeo nas janelas — Foto: Prefeitura de Santos O Bonde Turístico, localizado na Praça das Bandeiras, em Santos, no litoral de São Paulo, entrou no clima de Natal. O veículo ganhou imagens natalinas em vídeos nas janelas e o Papai Noel, na versão tecnológica, tomou […]

today16 de dezembro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%