G1 Santos

Dezessete pinguins-de-magalhães são encontrados em praias do litoral de SP

today31 de julho de 2023 1

share close

Dezessete pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) foram encontrados em praias da região da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, apenas no último sábado (29). Os animais foram resgatados nas faixas de areia das praias de Santos, Guarujá e Bertioga e Itanhaém. Do total, apenas um animal foi resgatado com vida e está passando por tratamento.

Os resgates foram realizados pelos Institutos Gremar e Biopesca, que juntos monitoram todo o trecho da Baixada Santista. Na ocasião, nove animais foram encontrados em Bertioga, quatro em Guarujá, três em Santos e um em Itanhaém.

De acordo com os Institutos, o aparecimento dos pinguins acontece devido ao período de migração da espécie, marcado pelo início do inverno, no dia 22 de julho. Por conta disso, os pinguins que geralmente habitam a costa argentina e chilena migram para águas mais quentes em busca de alimentos.



Devido ao longo trajeto, a influência das correntes marinhas e o eventual impacto das ações humanas em seu habitat, os animais que acabam encalhando nas praias da região são encontrados muito debilitados, desidratados e cansados.

Segundo o Gremar, desde o início do período de migração já foram encontrados 42 pinguins-de-magalhães encalhados, no trecho entre São Vicente e Bertioga. Destes, 14 seguem em tratamento para reintrodução.

Pelo final da tarde do último sábado (29), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos foi acionada para atender a ocorrência de animais encalhados próximo ao emissário submarino, no canal 1. Chegando ao local, constataram que se tratavam de dois pinguins, sendo um morto e o outro vivo.

A GCM de Santos então acionou o Instituto Gremar, que atendeu a ocorrência de resgate aos animais. No caminho ao Instituto, devido ao quadro de exaustão, o animal que tinha sido resgatado ainda com vida veio a óbito.

Segundo o Gremar, todos os outros animais atendidos no trecho que tende ao Instituto foram encaminhados à entidade, mesmo sem vida, para recolhimento e análise.

Na cidade de Itanhaém, o Instituto Biopesca foi acionado para atender a ocorrência de um pinguim encalhado na faixa de areia da praia por um funcionário do quiosque píer 7, no bairro Tupy.

Ao chegar no local, os agentes do instituto constataram que o animal estava bastante debilitado, desidratado e anêmico. Foi feita a retirada adequada do pinguim e realizado o encaminhamento ao Instituto, onde o mesmo recebeu os cuidados necessários assim que ingressou.

O pinguim será mantido em tratamento no local e reintroduzido ao seu habitat assim que esteja completamente reabilitado do quadro em que foi encontrado.

Ambas as instituições são fazem parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Prefeitura de Guarujá

Prefeitura entrega medalha Tereza de Benguela nesta terça-feira

Ao todo, 13 mulheres com grande representatividade nas políticas públicas do Município serão homenageadas Em alusão ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, comemorado no último dia 25, a Prefeitura de Guarujá entregará a medalha que leva o nome da histórica líder quilombola para 13 mulheres nesta terça-feira (1º). A cerimônia acontecerá às 19 horas, no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba). A iniciativa é organizada pelo Conselho Municipal […]

today31 de julho de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%