G1 Santos

Dia da Consciência Negra é marcado por homenagens na Praça Palmares, em Santos

today20 de novembro de 2022 9

Fundo
share close

Cerimônia ocorreu, na manhã deste domingo (20), em Santos. Houve a deposição de flores no busto de Zumbi e uma homenagem ao Mestre Sombra.

Dia da Consciência Negra é marcado por homenagens na Praça Palmares, em Santos — Foto: Matheus Croce/g1



O dia da Consciência Negra foi lembrado, neste domingo (20), com a tradicional cerimônia de deposição de flores junto ao busto de Zumbi dos Palmares em Santos, no litoral de São Paulo. A cerimônia, promovida pela prefeitura, foi realizada na Praça Palmares, localizada na Avenida Afonso Pena.

A celebração começou por volta das 11h e contou com apresentações da banda da Polícia Militar, de capoeira e o xirê dos orixás, uma dança de evocação. Também estavam presentes membros da velha guarda de escolas de samba, além dos grupos Tsara Romais, Tienda kumpania roai e do Balé Afro de Santos.

Também houve a deposição de flores no busto de Zumbi e uma homenagem a Roberto Teles, o Mestre Sombra, coordenador do Conselho da Comunidade Negra de Santos. O ato também contou com a participação da vice-prefeita Renata Bravo e de outras autoridades políticas e lideranças comunitárias.

Mestre Sombra foi homenageado na Praça Palmares, em Santos — Foto: Matheus Croce/g1

A data é de suma importância porque reverencia Zumbi dos Palmares. Ele foi o último líder do Quilombo dos Palmares e também o de maior relevância histórica.

Zumbi ganhou respeito e admiração de seus compatriotas quilombolas devido às suas habilidades como guerreiro, as quais lhe conferiam coragem, liderança e conhecimentos de estratégia militar. Ele lutou pela liberdade de culto e religião, bem como pelo fim da escravidão colonial no Brasil.

Busto do Zumbi dos Palmares, em Santos — Foto: Matheus Croce/g1

VÍDEO: g1 em 1 minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quase-20-mil-estudantes-participam-do-segundo-dia-de-provas-do-enem-na-baixada-santista

G1 Santos

Quase 20 mil estudantes participam do segundo dia de provas do Enem na Baixada Santista

Quase 20 mil estudantes irão prestar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, neste domingo (20), nas cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo. O segundo dia do Exame terá provas de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química). Na Baixada Santista, são quase 20 mil inscritos distribuídos nas nove cidades. Já na região do Vale do Ribeira, mais de 2.600 mil estudantes […]

today20 de novembro de 2022 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%