Dia da Consciência Negra é marcado por homenagens na Praça Palmares, em Santos — Foto: Matheus Croce/g1
O dia da Consciência Negra foi lembrado, neste domingo (20), com a tradicional cerimônia de deposição de flores junto ao busto de Zumbi dos Palmares em Santos, no litoral de São Paulo. A cerimônia, promovida pela prefeitura, foi realizada na Praça Palmares, localizada na Avenida Afonso Pena.
A celebração começou por volta das 11h e contou com apresentações da banda da Polícia Militar, de capoeira e o xirê dos orixás, uma dança de evocação. Também estavam presentes membros da velha guarda de escolas de samba, além dos grupos Tsara Romais, Tienda kumpania roai e do Balé Afro de Santos.
Também houve a deposição de flores no busto de Zumbi e uma homenagem a Roberto Teles, o Mestre Sombra, coordenador do Conselho da Comunidade Negra de Santos. O ato também contou com a participação da vice-prefeita Renata Bravo e de outras autoridades políticas e lideranças comunitárias.
Mestre Sombra foi homenageado na Praça Palmares, em Santos — Foto: Matheus Croce/g1
A data é de suma importância porque reverencia Zumbi dos Palmares. Ele foi o último líder do Quilombo dos Palmares e também o de maior relevância histórica.
Zumbi ganhou respeito e admiração de seus compatriotas quilombolas devido às suas habilidades como guerreiro, as quais lhe conferiam coragem, liderança e conhecimentos de estratégia militar. Ele lutou pela liberdade de culto e religião, bem como pelo fim da escravidão colonial no Brasil.
Busto do Zumbi dos Palmares, em Santos — Foto: Matheus Croce/g1
Publicar comentários (0)