G1 Santos

Dia de Nossa Senhora da Lapa, a padroeira de Cubatão, é celebrado nesta segunda-feira

today15 de agosto de 2022 14

Fundo
share close

Programação em homenagem à santa acontece na cidade.

Cubatão celebra dia de Nossa Senhora da Lapa, padroeira da cidade. — Foto: Rodrigo Nardelli/G1



O Dia de Nossa Senhora da Lapa, padroeira de Cubatão (SP), é celebrado nesta segunda-feira (15). A data é um feriado municipal na cidade, que conta com diversas celebrações previstas, como missas e procissão.

Os fiéis participaram da primeira missa do dia, nomeado pela Paróquia Nossa Senhora da Lapa como A Grande Festa, às 8h. A segunda missa ocorreu às 10h e foi celebrada pelo Padre Antônio Finotti, conhecido como Toninho.

Uma procissão solene está prevista para acontecera, a partir das 17h30, da Paróquia São Francisco, que fica na Av. Nossa Sra. da Lapa, até a Igreja Matriz, localizada na Avenida 9 de Abril. Lá, a partir das 18h30, os fiéis celebram a recepção, a bênção e a coroação da imagem de Nossa Senhora da Lapa, assim como a consagração de Cubatão à santa.

A missa solene ocorre às 19h, com o bispo Dom Tarcísio Scaramussa. Após isso, os fiéis podem aproveitar o show com a cantora Eliana Ribeiro.

Festa de Nossa Senhora da Lapa, a padroeira de Cubatão (SP), acontece nesta segunda-feira (15). — Foto: Divulgação/ Diocese de Santos

Como o Dia de Nossa Senhora da Lapa é considerado feriado em Cubatão, não há expediente nas repartições públicas municipais.

Segundo a prefeitura, somente os serviços essenciais funcionam, dentre eles está a Defesa Civil, coleta de lixo domiciliar, vigilância, fiscalização do comércio, cemitério e velório, varrição de ruas, feiras-livres, transporte de água em carro-tanque para consumo doméstico, pronto-socorro e hospital.

A história da devoção de Nossa Senhora da Lapa em Cubatão remonta ao século XVII, quando os jesuítas adquiriram, por meio de doação, um sítio que se transformou mais tarde na Fazenda Geral de Cubatão. O local era conhecido também como Fazendinha da Lapa. No contrato de doação, havia uma cláusula que obrigava os padres a rezarem uma missa cantada, todos os anos, em ação de graças à Virgem Santíssima, com o título da Lapa.

Com a expulsão dos jesuítas das colônias portuguesas, a capelinha de Nossa Senhora da Lapa ficou ao abandono, restando aos colonos, entretanto, a obrigação da missa conforme era o desejo da doadora das terras. A imagem da santa, hoje na Igreja Matriz, teria sido trazida de Portugal pela família de Francisco Pinto, o primeiro donatário das terras que deram origem a Cubatão.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-inicia-acoes-de-prevencao a leishmaniose nesta-segunda-feira

Prefeitura de Guarujá

Guarujá inicia ações de prevenção à leishmaniose nesta segunda-feira

Campanha será realizada até quinta-feira (18) e visa sensibilizar a população sobre a doença e outras zoonoses; ações acontecerão na Unidade de Vigilância em Zoonoses, no Jardim Boa Esperança A Prefeitura de Guarujá promoverá ações de prevenção e orientação alusivas ao Agosto Verde Claro – Mês de Prevenção à Leishmaniose. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde acontece de segunda (15) a quinta-feira (18), das 9 às 11 horas e […]

today15 de agosto de 2022 20

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%