G1 Mundo

Diretor de inteligência militar de Israel pede demissão por falha em prever ataque terrorista de 7 de outubro

today22 de abril de 2024 8

Fundo
share close

General Aharon Haliva é o primeiro funcionário de alto escalão a renunciar por conta do atentado promovido pelo Hamas.


O general israelense Aharon Haliva, que renunciou ao posto de diretor de Inteligência Militar — Foto: Reprodução/Reuters



O diretor do serviço de inteligência militar israelense, general Aharon Haliva, pediu demissão nesta segunda-feira (22) por sua responsabilidade no ataque terrorista promovido pelo Hamas em 7 de outubro.

O general Haliva é o primeiro oficial de alto escalão a renunciar ao cargo pelas falhas de segurança que permitiram o ataque sem precedentes do Hamas, que chocou Israel.

O general Haliva, “em coordenação com o comandante do Estado-Maior, solicitou o encerramento de suas funções devido a sua responsabilidade como diretor de inteligência nos eventos de 7 de outubro”, afirmou o Exército em um comunicado.

“Foi decidido que o general Aharon Haliva deixará sua posição e vai deixar o Exército após a nomeação de seu sucessor”, acrescenta a nota.

Na carta de renúncia, Haliva assume a responsabilidade e afirma que carregará para “sempre a terrível dor da guerra”.

“A divisão de inteligência sob meu comando não esteve à altura da tarefa que nos foi confiada”, afirmou Haliva. “Eu carrego aquele dia comigo desde então. Dia após dia, noite após noite. Carregarei para sempre a terrível dor da guerra”.

Na carta, Haliva pede “uma investigação exaustiva sobre os fatores e circunstâncias” que levaram ao ataque.

Assassinatos e sequestros

A ofensiva israelense em Gaza deixou 34.097 mortos, segundo o Ministério da Saúde do território palestino, governado pelo Hamas desde 2007.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

coreia-do-norte-dispara-misseis-balisticos-de-curto-alcance,-dizem-militares-sul-coreanos

G1 Mundo

Coreia do Norte dispara mísseis balísticos de curto alcance, dizem militares sul-coreanos

Foguetes voaram por cerca de 300 km e caíram no mar. A Coreia do Norte disparou mísseis balísticos de curto alcance em direção ao mar de sua costa leste, informam nesta segunda-feira (22) militares sul-coreanos. Um alerta do Japão, através de sua guarda costeira, confirmou os lançamentos. O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse que o Norte lançou o que suspeita ser "vários mísseis balísticos de curto alcance" a […]

today22 de abril de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%