G1 Mundo

Dirigente que beijou jogadora espanhola vira réu e é convocado a depor na Espanha

today12 de setembro de 2023 7

Fundo
share close

Ele será julgado por agressão sexual – o mesmo crime ao que responde o brasileiro Daniel Alves.

Luis Rubiales deu um beijo na boca da jogadora Jenni Hermoso durante a entrega de medalhas na final da Copa do Mundo feminina, na Austrália, da qual a Espanha foi campeã.

O gesto gerou uma onda sem precedentes de críticas, que culminaram em processos na Justiça e na renúncia do dirigente ao cargo, que se demitiu no domingo (10) após semanas de pressão.



A Justiça espanhola já havia aceitado uma denúncia do Ministério Público do país contra Rubiales e estudava se a transformaria em um processo. Nesta terça, um juiz anunciou a decisão de levar o caso a julgamento e transformou o dirigente em réu.

Ele terá de prestar o primeiro depoimento já nesta sexta-feira (15). Ainda não foi divulgada a data para o julgamento do caso em um tribunal.

Luis Rubiales anuncia renúncia à presidência da Federação Espanhola

Luis Rubiales anuncia renúncia à presidência da Federação Espanhola

Em 20 de agosto, na cerimônia de entrega de medalhas ao final da Copa do Mundo feminina, as jogadoras da seleção espanhola cumprimentavam, em uma cerimônia em campo, a rainha Letizia da Espanha, sua filha mais nova e, na sequência, o então presidente da Federação Espanhola de Futebol.

Na vez de Jenni Hermoso, Rubiales deu um abraço caloroso na jogadora e, logo depois, um selinho.

A cena foi fortemente compartilhada nas TVs espanholas e redes sociais e começou a gerar uma onda de indignação, que foi crescendo e chegou ao governo espanhol. O primeiro-ministro do país, Pedro Sánchez, condenou a atitude, que duas de suas ministras chamaram de violência sexual.

Por semanas, Rubiales se defendeu, alegando que se tratou apenas de um “gesto de carinho entre amigos” e insistiu que não deixaria seu cargo.

“Não vou deixar meu cargo. Foi um beijo espontâneo, mútuo e muito consentido”, declarou Rubiales em uma assembleia extraordinária convocada pela federação espanhola uma semana depois do beijo. “O desejo que eu tinha de dar esse beijo era o mesmo que eu teria de dá-lo na minha filha”.

Rubiales alegou também que, no momento, perguntou a Hermoso: “um selinho?”. Ainda segundo o dirigente, a jogadora respondeu: “ok”. A jogadora também desmentiu essa versão.

Dentro da Espanha, o caso cresceu ainda mais – além de protestos nas ruas, jogadoras anunciaram que não jogariam mais na seleção, e jogadores do time masculino também começaram a condenar a atitude.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-kim-jong-un-desembarca-na-russia

G1 Mundo

VÍDEO: Kim Jong-un desembarca na Rússia

O ditador irá se encontrar com o presidente russo Vladimir Putin "nos próximos dias", segundo a agência de notícias estatal russa Interfax. A reunião entre os dois líderes não teve nem a data nem o local divulgados publicamente. Putin está na cidade de Vladivostok, no sul da Rússia, para participar de um evento com lideranças locais. A cidade foi utilizada em 2019 para o encontro entre Kim Jong-un e Putin, […]

today12 de setembro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%