G1 Mundo

VÍDEO: Kim Jong-un desembarca na Rússia

today12 de setembro de 2023 14

Fundo
share close

O ditador irá se encontrar com o presidente russo Vladimir Putin “nos próximos dias”, segundo a agência de notícias estatal russa Interfax.

A reunião entre os dois líderes não teve nem a data nem o local divulgados publicamente.

Putin está na cidade de Vladivostok, no sul da Rússia, para participar de um evento com lideranças locais.



A cidade foi utilizada em 2019 para o encontro entre Kim Jong-un e Putin, logo após o colapso nas negociações de desarmamento nuclear da Coreia do Norte com o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que chegou a se reunir com Kim.

A viagem de Kim para Rússia — Foto: g1

Líder norte-coreano, Kim Jong-un, desembarca em estação ferroviária na Rússia em 12 de setembro de 2023 — Foto: REUTERS

Por que os dois vão se encontrar

A expectativa é de que Putin use a reunião para tentar obter armamentos para usar na guerra na Ucrânia, segundo fontes do governo norte-americano ouvidas pela agência de notícias Associated Press.

A Coreia do Norte detém um arsenal de armas desenvolvido de acordo com os padrões soviéticos que poderiam ser utilizados no conflito.

Em troca, Kim poderia obter auxílios para seus setores de energia e alimentação, além de tecnologia para desenvolvimento de armamentos mais avançados, como mísseis balísticos intercontinentais.

Segundo a Coreia do Sul, o ditador norte-coreano está levando consigo Jo Chun Ryong, encarregado de políticas de munições, Pak Thae Song, presidente do comitê de ciência e tecnologia espacial da Coreia do Norte e Kim Myong Sik, almirante da Marinha responsável pelo planejamento de submarinos com capacidade nuclear.

Especialistas acreditam que a Coreia do Norte teria dificuldade em adquirir tais avanços tecnológicos sem ajuda externa, embora não esteja claro se a Rússia partilharia suas tecnologias.

A primeira reunião em solo russo durante esta segunda visita contou com a presença do Ministro dos Recursos Naturais da Rússia, Alexander Kozlov. Ele não está acompanhado da mulher, dos filhos ou da irmã.

Imagem de arquivo mostra encontro entre Kim Jong Un e Vladimir Putin em abril de 2019 na cidade de Vladivostok, na Rússia — Foto: Yuri Kadobnov/Pool Photo via AP/Arquivo

Jon Finer, o vice-conselheiro-chefe de segurança nacional do presidente dos EUA disse a repórteres que essa “pode ser a melhor e a única opção” para Moscou manter o esforço na guerra.

“Temos sérias preocupações sobre a possibilidade de a Coreia do Norte vender armas aos militares russos”, disse ele.

Trem particular de Kim Jong-un cruza fronteira com a Rússia

Trem particular de Kim Jong-un cruza fronteira com a Rússia




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

libia-recupera-mil-corpos-em-cidade-inundada-apos-tempestades;-10-mil-estao-desaparecidos

G1 Mundo

Líbia recupera mil corpos em cidade inundada após tempestades; 10 mil estão desaparecidos

“O número de corpos recuperados em Derna é superior a mil. Não estou exagerando quando digo que 25% da cidade desapareceu. Muitos, muitos edifícios desabaram (...) Os corpos estão por toda parte - na água, nos vales, sob os edifícios", disse Hichem Chkiouat, ministro da Aviação Civil e também integrante do Comitê de Emergência criado após as enchentes. O ministro disse que o número de mortos pode passar de 2,5 […]

today12 de setembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%