G1 Mundo

Dissidentes das Farc e governo colombiano concordam em iniciar negociações de paz

today9 de julho de 2023 3

Fundo
share close

O governo colombiano e a facção dissidente das agora desmobilizadas Farc, que é composta por aproximadamente 3.500 pessoas e conhecida como Estado Maior Central (EMC), discutirão um cessar-fogo temporário.

O presidente esquerdista, Gustavo Petro, prometeu acabar com o conflito na Colômbia que já dura 60 anos e deixou, pelo menos, 450.000 mortos. A proposta do presidente colombiano é fechar acordos de paz ou rendição com os rebeldes e gangues criminosas e implementar o acordo de paz com as Farc.

“Ambas as partes reiteram a firme intenção de avançar em direção à construção de um acordo de paz que ponha fim ao confronto armado”, disseram as duas partes em um comunicado conjunto com a data de sábado (08) e publicado no Twitter neste domingo (09) pelo Alto Comissariado para a Paz do governo colombiano.



A declaração fala em uma “paz integral, estável e duradoura com justiça social e ambiental”.

A EMC é uma das duas facções separatistas das Farc que não aceitaram o acordo de paz anterior, que desmobilizou 13.000 pessoas e levou à criação de um partido político que conquistou 10 cadeiras no Congresso.

Outro grupo rebelde, o Exército de Libertação Nacional (ELN), que não participou do acordo de 2016, está atualmente em negociações com o governo de Petro. As partes anunciaram em junho que um cessar-fogo de seis meses começará em agosto.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

deslizamento-de-terra-em-rodovia-no-centro-da-china-deixa-1-morto,-7-estao-desaparecidos

G1 Mundo

Deslizamento de terra em rodovia no centro da China deixa 1 morto, 7 estão desaparecidos

Há semanas, chuvas torrenciais atingem diferentes partes do país. Equipes de resgate trabalham no local. Grande deslizamento de terra atinge rodovia no centro da China Uma pessoa morreu e sete estão desaparecidas depois que um deslizamento de terra atingiu um canteiro de obras em uma via expressa no centro da China, disseram autoridades do governo local neste domingo (09). O deslizamento aconteceu no sábado (08), no condado de Wufeng, província […]

today9 de julho de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%