Gospel Prime

Ditadura de Ortega toma escola católica na Nicarágua

today1 de junho de 2023 2

Fundo
share close

A ditadura de Daniel Ortega na Nicarágua tomou posse da escola católica Santa Luisa de Marillac, a única escola secundária do município de San Sebastián de Yalí, resultando na expulsão de três freiras. A informação foi divulgada pelo portal de notícias Mosaico CSI na terça-feira, dia 30.

O Instituto Técnico Santa Luisa de Marillac, que tem cerca de cem alunos, era administrado por freiras da Congregação das Filhas de Santa Luísa de Marillac, no Espírito Santo. A instituição foi fundada em 1992.

Um morador de San Sebastián de Yalí afirmou ao Mosaico CSI que, embora seja uma escola pequena, ela possui uma longa história e é altamente conceituada. A polícia justificou a ação afirmando que precisava revisar os documentos relativos à legalidade da escola.

Outro morador relatou que aproximadamente seis freiras, incluindo uma idosa cega, trabalhavam na escola. Ele afirmou que as freiras sempre foram boas e solidárias, especialmente com os pobres da região, e nunca tiveram problemas com ninguém.

Martha Patricia Molina, advogada e pesquisadora da Nicarágua que vive exilada, declarou ao site ACI Prensa que a apreensão da escola é mais um passo da ditadura de Ortega para assumir o controle definitivo da instituição de ensino.



Além de acusar a Igreja da Nicarágua de lavagem de dinheiro e congelar contas bancárias, a ditadura de Ortega tem perseguido os cristãos no país. Na quinta-feira, dia 25, mais um padre foi preso pelo regime nicaraguense sob a acusação de “traição à pátria”. Ortega já classificou os bispos da Conferência Episcopal da Nicarágua (CEN) como “terroristas” e acusa a Igreja Católica de ter apoiado os protestos contra o seu regime em 2018.

Além disso, os cristãos estão proibidos de realizar procissões de Páscoa na Nicarágua. Duas freiras foram expulsas do país anteriormente, e mais de duas mil organizações privadas, incluindo sindicatos empresariais e universidades católicas, foram proibidas de operar no país. A situação demonstra um contexto de repressão religiosa e restrição das liberdades fundamentais na Nicarágua sob o regime de Ortega.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

distrito-escolar-forca-criancas-a-participarem-de-leituras-de-livros-lgbt

Gospel Prime

Distrito escolar força crianças a participarem de leituras de livros LGBT

Um grupo de pais de Maryland, nos Estados Unidos, entrou com uma ação federal no dia 23 de maio contra o Conselho de Educação do Condado de Montgomery. Eles alegam que o conselho está exigindo que alunos de até 8 anos leiam livros de histórias que promovem a ideologia de gênero, o que consideram inadequado e prejudicial às crianças. No outono passado, o conselho escolar introduziu novos livros de “inclusão” […]

today1 de junho de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%