Gospel Prime

Ditadura na Nicarágua vai fiscalizar produções cinematográficas

today17 de outubro de 2022 29

Fundo
share close

A Assembleia Nacional da Nicarágua, aprovou nesta quinta-feira (14), uma reforma da Lei de Criação da Cinemateca Nacional. Tal reforma, irá possibilitar a supervisão das produções cinematográficas e audiovisuais feitas no país.

A ideia da proposta em questão, foi feita por Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, e aprovada com 89 dos votos de deputados, sendo 91 o total dos que compõem o parlamento.

De acordo com o texto da nova lei, a reforma visa promover e desenvolver as produções “que contribuam para uma cultura de paz, valores e respeito” e “a projeção da imagem do país para o mundo”.

Além disso, a lei visa fortalecer o Estado “preservando a institucionalidade e os interesses da nação nicaraguense, no sentido de modernizar e dotar de capacidades a Cinemateca Nacional, como instituição reguladora, com atribuições para o fomento e a fiscalização”.

Angela Espinoza, deputada e presidente da Comissão de Educação, Cultuta, Esportes e Mídia, disse que a Cinemateca terá como principal função autorizar todas as fases da produção, desde a pré até a distribuição dos projetos.



Vale ressaltar, que a lei anexou um novo capítulo para o Registro de Atividade Cinematográfica Audiovisual, onde pessoas físicas e jurídicas podem inscrever-se à atividade.

A lei também reivindica a declaração de Patrimônio Cultural da Nação ao arquivo cinematográfico da Cinemateca Nacional que havia sido revogada.

Wálmaro Gutiérrez, legislador e membro da comissão, disse que a Cinemateca está autorizada a resgatar o caráter de Patrimônio Nacional do país “que não está 100% nas mãos do Estado, mas nas mãos de particulares ou academias” e essas peças “teriam de regressar ao lugar onde pertencem”.

“Esta lei vem para promover, difundir e principalmente regular as atividades cinematográficas e a produção de artes visuais”, declarou Gutiérrez.

Um grupo de cineastas nicaraguenses fizeram um comunicado público considerando que a lei “ataca a liberdade de criação independente” porque a Cinemateca Nacional “está assumindo o papel de supervisora ​​e agora tem um marco legal para boicotar qualquer produção”.

“Com esta reforma, a Cinemateca Nacional passa da promoção e divulgação das artes cinematográficas e audiovisuais, à regulação e fiscalização da cinematografia e das artes audiovisuais em todas as suas vertentes e formatos,” afirmaram os realizadores.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

flordelis-mantinha-celular-na-cela-para-falar-com-namorado

Gospel Prime

Flordelis mantinha celular na cela para falar com namorado

No dia 11 de maio, a ex-deputada federal Flordelis foi pega usando um celular na cela da prisão onde está detida. Na ocasião, ela disse que usou o celular para manter contato com o namorado. Diante dessa situação, Flordelis recebeu uma punição disciplinar que foi a do isolamento. Porém, tal punição foi suspensa por recomendação médica, segundo informações da SEAP – Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do RJ. De acordo […]

today17 de outubro de 2022 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%