Gospel Prime

Do que trata o vídeo que levanta suspeitas sobre urnas

today5 de novembro de 2022 20

Fundo
share close

Na tarde desta sexta-feira (4), políticos e eleitores foram surpreendidos com uma auditoria apresentada pelo canal argentino La Derecha Diário, que apresentou relatório com indícios de suposta fraude nas eleições.

No vídeo, que foi censurado pelo YouTube, o dono do canal, Fernando Cerimedo, apresenta dados segundo os quais levantariam incongruências nas urnas eletrônicas mais antigas ( de 2009, 2011, 2013, 2015) que supostamente registraram mais votos para o petista Luiz Inácio Lula da Silva, prejudicando Bolsonaro na eleição, especialmente no Nordeste.

O relatório apresenta um padrão na votação que teria favorecido o petista, o que fez esquentar o clima nas redes sociais e fortalece as manifestações de rua contra a volta de Lula ao poder. De acordo com o relatório, o modelo mais recente de urnas, de 2020, não teve o mesmo comportamento.

O documento ainda diz que existiriam ao menos dois diferentes softwares instalados nas urnas eletrônicas. Cerimedo diz que o relatório foi produzido em uma “auditoria privada”, que teria sido realizada por especialistas em “Data Analytics” e chegou em suas mãos porque “o TSE no Brasil proíbe os meios e as redes sociais de difundir qualquer dúvida sobre o resultado eleitoral”.

Em nota, TSE informou que “não é verdade que os modelos anteriores das urnas eletrônicas não passaram por procedimentos de auditoria e fiscalização”. “Os equipamentos antigos já estão em uso desde 2010 (para as urnas modelo 2009 e 2010) e todos foram utilizadas nas Eleições 2018. Nesse período, esses modelos de urna já foram submetidos a diversas análises e auditorias, tais como a Auditoria Especial do PSDB em 2015 e cinco edições do Teste Público de Segurança (2012, 2016, 2017, 2019 e 2021)”, informou o tribunal.






Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Michael Caceres

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cobertura-do-deck-do-pescador-desaba-em-sao-vicente,-sp;-video

G1 Santos

Cobertura do Deck do Pescador desaba em São Vicente, SP; VÍDEO

Prefeitura de São Vicente informou que não houve feridos. Cobertura do Deck do Pescador, em São Vicente, desaba após viga colapsar O telhado do Deck do Pescador desabou em São Vicente, no litoral de São Paulo. Segundo a prefeitura, o acidente ocorreu após uma pequena fogueira que foi montada na estrutura. Ninguém ficou ferido. O caso ocorreu, por volta de 12h desta sexta--feira (4), em uma área coberta do ponto […]

today5 de novembro de 2022 24

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%