G1 Mundo

Documentarista brasileiro mostra como ficou Sderot, cidade atacada pelo Hamas: ‘Virou cidade-fantasma’

today17 de outubro de 2023 5

Fundo
share close

Gabriel Chaim acompanha a rotina a poucos metros da Faixa de Gaza e presencia lançamentos de foguetes por parte do Hamas.




Mansão vira QG militar em cidade israelense na fronteira com Gaza

Mansão vira QG militar em cidade israelense na fronteira com Gaza

O documentarista brasileiro Gabriel Chaim mostrou com exclusividade à GloboNews imagens da cidade de Sderot, em Israel, que fica a cerca de 500 metros da fronteira com a Faixa de Gaza. O local foi um dos primeiros a ser atingido pelos ataques do grupo terrorista Hamas, que se iniciaram no dia 7 de outubro.

“Virou uma cidade-fantasma. Não tem nenhum civil morando e todas as casas que ficm muito próximas da fronteira foram tomadas por militares do Exército de Israel”, conta Chaim.

A localidade contava com cerca de 30 mil habitantes e foi evacuada. Por conta da proximidade com Gaza, a estrutura de Sderot possui uma série de bunkers.

“Estou na última rua antes da fronteira. A cidade está completamente vazia e as pessoas que estão nas casas são militares. Não tem civil morando aqui. A cidade está completamente abandonada por causa da periculosidade”, explica Chaim.

O documentarista explica que o Hamas continua lançando muitos foguetes em direção a Israel. Muitos dos explosivos são interceptados pelo sistema de defesa israelense conhecido como domo de ferro. No entanto, alguns foguetes conseguem atingir o solo.

Fguete do Hamas atingiu casa em Sderot, Israel. — Foto: GloboNews/Reprodução

“Se Israel não tivesse esse domo de ferro que protegem os civis, aqui seria um massacre. Porque mesmo Gaza sendo bombardeada várias vezes nas localidades do Hamas, eles continuam de alguma forma lançando muitos foguetes todas as horas, todos os dias, no território de Israel. Isso ninguém me falou, eu estou presenciando”, fala Chaim.

Mansão foi ocupada pelo Exército de Israel na cidade de Sderot. — Foto: GloboNews/Reprodução

Na última rua da cidade de Sderot, uma mansão que um dia foi o lar de uma família agora é uma base para o Exército de Israel. Isso se repete nas cidades que ficam mais próximas da fronteira com Gaza, que se tornaram áreas militares.

Em Sderot, os homens do Hamas chegaram até os civis atravessando a cidade caminhando e usando motocicletas.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policia-civil-apreende-450-kg-de-graos-de-milho-furtados-da-malha-ferroviaria-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Polícia Civil apreende 450 kg de grãos de milho furtados da malha ferroviária no litoral de SP

Nove sacos de grãos estavam escondidos dentro de um galpão, no bairro Cidade Atlântica, em Guarujá (SP). Polícia Civil apreende 450 kg de grãos de milho furtados da malha ferroviária em Guarujá, SP — Foto: Polícia Civil/Divulgação A Polícia Civil de Guarujá, no litoral de São Paulo, apreendeu nove sacas de grãos de milho, totalizando cerca de 450 kg, que eram transportadas pela malha ferroviária e foram subtraídas ilegalmente na […]

today17 de outubro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%