G1 Santos

Dois casos de gripe aviária são registrados na Baixada Santista, SP

today11 de julho de 2023 2

Fundo
share close

A Prefeitura de Guarujá informou que a doença foi confirmada na ave migratória da espécie trinta-réis-real no fim de junho e o animal foi encaminhado para a Base de Biopesca da Praia Grande para coleta de exames.

Após a constatação do primeiro caso na cidade, houve uma ação conjunta de busca ativa e educação em saúde entre a Divisão de Zoonoses e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo em um raio aproximado de 10 quilômetros a partir da localização da ave.

Segundo a prefeitura, os moradores locais foram abordados e instruídos sobre a doença, com informações sobre sinais clínicos em humanos e animais e as formas de prevenção e controle. Ainda de acordo com a administração municipal, não há casos suspeitos na cidade.



Em Santos, a Seção de Vigilância Epidemiológica recebeu notificação do Governo do Estado, também no fim de junho, sobre um caso positivo em uma ave da espécie trinta-réis-de-bando encontrada na praia da Aparecida.

De acordo com a prefeitura, o animal recebeu o primeiro atendimento pelo Instituto Gremar, que é responsável pelas ações na faixa de areia. Já o exame de necrópsia foi conduzido pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.

Ainda segundo a administração municipal, foi realizado um monitoramento entre quem teve contato com a ave, mas ninguém apresentou sintomas. Apesar disso, foram reforçadas medidas para evitar contato com pessoas vulneráveis por 10 dias e para uso de máscara, bem como etiqueta respiratória e uso de álcool gel. As pessoas que tiveram contato com a ave são de Praia Grande, Diadema, São Paulo e São Vicente. Elas são monitoradas pelas vigilâncias de suas cidades.

A Prefeitura de Santos também enfatizou que, desde 12 de junho, conforme deliberação dos governos estadual e federal, a Secretaria de Meio Ambiente de Santos determinou que os parques Aquário, Orquidário e Jardim Botânico Chico Mendes não recebam aves encaminhadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar Ambiental por um prazo de 180 dias.

Os animais ficam em quarentena na unidade da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida) do Bom Retiro. Neste período, a unidade não atendeu nenhum caso suspeito ou confirmado de ave com gripe aviária.

A Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento informou ao g1 que as aves positivadas na Baixada Santista foram eutanasiadas, pois este é o procedimento padrão para colheita de material, que foi enviado para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA). O órgão também ressaltou que segue realizando vigilância ativa em diversos pontos do Estado, inclusive no litoral.

As outras sete cidades da Baixada Santista não registraram casos de gripe aviária.

De acordo com o balanço do Mapa, há um caso em investigação em Praia Grande. No entanto, a prefeitura informou que trata-se de uma moradora que trabalha em outro município e teve contato com um pássaro que registrou positivo. No entanto, a mulher “já realizou a coleta de exame em Praia Grande (por ser moradora deste município) cujo resultado foi negativo”.

A Prefeitura de Mongaguá informou que em breve divulgará um Plano de Ação sobre o assunto. A Secretaria Municipal de Saúde de Peruíbe instituiu um grupo de monitoramento para realizar orientações, detectar, notificar, investigar e monitorar casos suspeitos e/ou qualquer condição de risco

O Mapa atende as notificações de suspeita de influenza aviária em aves, com coleta de amostras para confirmar ou descartar casos. As ações estão sendo aplicadas de acordo com o Plano de Contingência para a doença, que inclui investigação em torno dos focos para identificação de aves com suspeita.

O Mapa instalou o Centro de Operações de Emergência Agropecuária (COE-Mapa Influenza Aviária) como mecanismo de articulação intra e interinstitucional em resposta ao estado de emergência zoossanitária. A atualização dos casos fica disponível no site.

De acordo com o painel, há 62 focos de gripe aviária no Brasil, sendo 61 em aves silvestres e apenas um em ave de subsistência. Do total, sete casos foram registrados no Estado de São Paulo, sendo um na capital, dois na Baixada Santista e quatro no litoral norte.

O H5N1 é um subtipo do vírus Influenza que atinge, predominantemente, as aves. É menos comum em mamíferos e em humanos. A doença foi diagnosticada pela primeira vez em aves em 1878, na Itália. No entanto, o H5N1 só foi isolado por cientistas mais de 100 anos depois, em 1996, em gansos na província de Guangdong, no sul da China.

Os vírus Influenza são divididos entre os de Baixa Patogenicidade (LPAI, leve) e os de Alta Patogenicidade (HPAI, grave):

  • Baixa Patogenicidade: atinge as aves de forma mais branda e, muitas vezes, de forma assintomática. A taxa de mortalidade das aves, neste caso, é baixa;
  • Alta Patogenicidade: a doença se manifesta de forma mais grave, é disseminada rapidamente entre as aves e tem um alto índice de mortalidade entre os animais.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

inscricoes-para-casamento-comunitario-na-praia-seguem-abertas

Prefeitura de Guarujá

Inscrições para Casamento Comunitário na praia seguem abertas

Cerimônia será à beira-mar, para até 100 casais, com o objetivo de proporcionar a pessoas de baixa renda a legalização da união civil Quem tem o sonho de oficializar a união civil, mas não tem condições para casar, agora é possível. A Prefeitura de Guarujá está com inscrições abertas para o casamento comunitário a ser realizado na Praia da Enseada, em 25 de novembro. Serão atendidos até 100 casais e […]

today11 de julho de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%