G1 Santos

Dois leões-marinhos são encontrados em avançado estado de decomposição no litoral de SP

today26 de outubro de 2023 1

Fundo
share close

Dois leões-marinhos (Otaria flavescens) foram encontrados em estado avançado de decomposição, em Ilha Comprida e na Ilha do Cardoso, em Cananéia, no litoral de São Paulo. De acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos ( IPeC), o registro de leões-marinhos é algo bem raro. O último na região foi em 2015.

De acordo com a equipe de monitoramento do IPeC, o órgão foi acionado por moradores, que passaram pelas praias, na terça-feira (24). O animal da Ilha Comprida foi necropsiado e identificado como um macho adulto, com mais de 2,5 metros.

Ainda segundo o instituto, devido ao estágio bastante avançado de decomposição, não foi possível identificar a causa da morte do leão-marinho. No entanto, foram coletadas amostras para exames e localizadas duas rochas no estômago dele.



Foram encontrados dias rochas no estômago de um dos leões-marinhos — Foto: IPeC

Já o animal registrado na Ilha do Cardoso, também estava em estágio bem avançado de decomposição, mas por se encontrar em um local de difícil acesso e devido às condições ambientais no dia do encalhe, ele não passou por necropsia.

O órgão esclareceu que, devido a recentes registros de mortes de animais dessa espécie no sul do Brasil por influenza aviária, o Instituto não descarta a hipótese de que a doença pode ter levado esses animais à morte.

O IPeC explicou que, caso seja encontrado um animal vivo ou morto nas praias, é recomendado manter distância. Na sequência, o recomendado é entrar em contato com o IPeC pelo telefone (13) 3851-1779 e informar, com detalhes, a localização e estado de saúde do animal.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

educacao-financeira-e-tema-de-palestra-para-servidores

Prefeitura de Guarujá

Educação Financeira é tema de palestra para servidores

A ação aconteceu em parceria com a Caixa Econômica, em comemoração ao Dia do Servidor Público Em comemoração ao Dia do Servidor Público, 50 servidores municipais participaram, na quarta-feira (25), da Palestra de Educação Financeira, promovida pela Prefeitura de Guarujá em parceria com a Caixa Econômica Federal. A iniciativa da Secretaria de Gestão Administrativa (ADM) aconteceu na Escola de Governo, que fica no Paço Municipal Raphael Vitiello. A ação aconteceu […]

today26 de outubro de 2023

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%