G1 Mundo

Domenico De Masi, sociólogo italiano, morre aos 85 anos

today9 de setembro de 2023 17

Fundo
share close

No dia 15 de agosto, ele descobriu que tinha uma doença invasiva, enquanto estava de férias em Ravello, segundo o jornal italiano “Il Fatto Quotidiano”. A causa da morte não foi revelada.

Masi foi responsável pela formulação do conceito de “ócio criativo”, que defende que o tempo livre, ao contrário do senso comum, não é algo necessariamente negativo, mas pode estimular a criatividade pessoal.

Em junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o sociólogo. Os dois conversaram sobre a conjuntura política atual no Brasil e na Itália e abordaram a necessidade de se estabelecer a paz tanto na Europa quanto no resto do mundo. Lula já havia visitado Masi em 2020.



O sociólogo nasceu em Rotello, em 1938. Ele é autor de mais de 20 livros como o “Ócio Criativo”, “Desenvolvimento Sem Trabalho”, “A Emoção e a Regra” e “O Futuro do Trabalho”. Também recebeu o título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro.

Importância do ‘ócio criativo’ e tecnologia

Home office, desemprego em massa e crise econômica eram assuntos recorrentes para o sociólogo Domenico de Masi muito antes de a pandemia da Covid-19 reforçar velhos paradigmas e trazer novos dilemas para a humanidade.

Neste contexto, ao participar como conferencistas da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (SP), em 2021, ele citou a importância da tecnologia, ao debater a importância do “ócio criativo” – conceito consagrado em seu best-seller com o mesmo nome publicado pela primeira vez em 1995, e que o tornou um dos pensadores mais influentes do final do século 20.

Ideia que, diferente do que muitos ainda entendem como falta do que fazer, consiste no uso do tempo livre para geração de riqueza, conhecimento e bem-estar (veja vídeo abaixo).

Domenico de Masi fala sobre home office, produtividade e desemprego na pandemia

Domenico de Masi fala sobre home office, produtividade e desemprego na pandemia

Na visão do professor, o avanço tecnológico agora é estratégico para um cenário em que cada vez mais pessoas poderão desempenhar funções de qualquer lugar, pelo chamado smart working, em uma rede de colaboração que extrapola as relações de trabalho.

“A tecnologia é o melhor e maior aliado do ócio criativo”, diz, em entrevista ao G1.

Mas Masi afirmou na época de que isso não deve significar mais tempo do dia dedicado às tarefas profissionais.

“As muitas pesquisas realizadas em todo o mundo mostram que, com o trabalho à distância, a produtividade aumenta de 15% a 20%. Isso significa que o teletrabalhador pode fazer em sete horas o que antes, no escritório, levava oito horas. Aqueles que, por teletrabalho, estenderam seu dia de trabalho em vez de encurtá-lo, são neuróticos que não podem viver sem trabalhar. Precisam de ajuda para se desintoxicar. O teletrabalho permite combinar trabalho, estudo e lazer: ou seja, permite o ócio criativo”, afirma.

Relembre entrevista com Domenico De Masi:

Roberto D’Avila entrevista o sociólogo italiano Domenico De Masi

Roberto D’Avila entrevista o sociólogo italiano Domenico De Masi




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

videos:-forte-terremoto-deixa-mais-de-mil-mortos-no-marrocos

G1 Mundo

VÍDEOS: forte terremoto deixa mais de mil mortos no Marrocos

ESPECIAL PUBLICITÁRIO VÍDEOS: forte terremoto deixa mais de mil mortos no Marrocos 1 30seg Câmera de segurança registra tremores e correria logo após o terremoto atingir o Marrocos 2 54seg Vídeos mostram pessoas passando a noite ao ar livre depois do terremoto no Marrocos 3 1min Vídeos mostram a destruição provocada pelo forte terremoto que atingiu o Marrocos 4 1min Vice-governadora do Ceará fala sobre terremoto que presenciou em Marrocos […]

today9 de setembro de 2023 28

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%