G1 Santos

Dono de carro atingido por objeto não identificado prevê gasto de R$ 7 mil em conserto, mas depende de laudo pericial

today5 de junho de 2023

Fundo
share close

O g1 conversou com o bancário Marcel de Camargo, nesta segunda-feira (5). Ele contou que ainda espera um posicionamento sobre o caso. “Meu advogado mantém contato com o distrito policial, mas até agora nada. Não tenho nenhuma informação”.

A entrega do objeto à polícia aconteceu no dia 23 de maio, na delegacia localizada na Ponta da Praia. O objeto foi levado por Marcela Vicente, esposa do bancário, que divulgou o caso inicialmente. Ela estava acompanhada do advogado Marcos Taguchi

Marcel explicou que fez algumas cotações para saber quanto gastará para fazer o reparo no carro, que foi atingido pelo artefato. “Foram vários valores. Em uma oficina boa, que vai deixar meu veículo como estava, eu devo gastar em torno de R$ 7,5 mil”, contou.



O homem afirmou que não tem como pagar esse valor e que aguarda o laudo. “Estamos esperando para ver se terá algum responsável. Espero saber de onde veio o objeto, o que é e como posso recorrer ao prejuízo. Caso eu não tenha as minhas respostas,, aí terei de ver como vou fazer. Não sei ainda”, disse.

O g1 apurou que, caso seja identificado que o objeto é ‘lixo espacial’, será acionada a Agência Espacial Brasileira (AEB), serviço público vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para outros procedimentos de pesquisa sobre a origem e destinação do artefato.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil, mas não obteve retorno até a última atualização dessa reportagem.

Objeto não identificado cai do céu, atinge carro e temperatura assusta: 'estava fervendo'

Objeto não identificado cai do céu, atinge carro e temperatura assusta: ‘estava fervendo’

Um objeto cilíndrico de metal e com temperatura bastante quente atingiu um carro em Santos, no litoral de São Paulo. Com a velocidade da queda, o artefato amassou o teto e disparou o alarme do veículo, que estava estacionado na garagem de uma residência.

Em entrevista ao g1, o bancário Marcel de Camargo afirmou que estava em casa, localizada no bairro do Embaré, quando escutou um barulho semelhante a uma explosão.

“Estava comendo dentro de casa e escutamos um estrondo muito forte. Na sequência, o alarme do carro disparou. Quando olhei na garagem vi o teto do meu carro amassado e um pouco fundo. Achei que alguém pudesse ter jogado algo pelo lado de fora, mas acabei observando o desenho de um círculo marcado e, no mesmo momento, conclui que a peça deve ter caído do céu”, afirma.

Ainda de acordo com o bancário, o metal estava caído no chão, ainda extremamente quente. “Não dava para encostar com a mão. Ainda bem que não pegou na cabeça de ninguém, pois poderia ser fatal. Mas, isso não aconteceu e estamos bem”, diz.

O bancário explica que, no dia seguinte ao aparecimento da peça, a esposa dele foi ver o objeto e notou que o metal estava com cheiro bastante forte. “A ponta estava amassada, com um óleo preto saindo. Além disso, tinha um cheiro podre de ovo”.

O bancário conta ainda que conversou com amigos que trabalham na área de engenharia para tentar descobrir o que poderia ser o metal. “Ninguém conseguiu me explicar, então eu estou tentando ver como vou resolver o prejuízo e a quem recorrer”, finaliza.

Especialistas informaram ao g1 que o objeto pode ser um lixo espacial. “Pela altura que caiu, é bem provável”, disse o analista de planejamento de manutenção de aeronaves e professor da ETEC Santos Dumont, Eduard da Macena. “Lixo espacial cai praticamente todo dia na Terra”, complementou.

Daniel Mello, que é astrônomo do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), segue a mesma linha de raciocínio. “É muito válida essa possibilidade [de lixo espacial]”.

Segundo ele, há muito lixo espacial orbitando a Terra e a tendência é que problemas dessa natureza aconteçam com mais frequência. “Hoje, você olha para o céu e consegue detectar a olho nu, no começo da noite ou no final da noite, duzentos satélites fazendo órbita em torno da Terra”, Ele destacou que muitas dessas máquinas são desativadas e, consequentemente, viram lixo espacial.

Objeto foi apreendido pela Polícia Civil nesta terça-feira (23) — Foto: Thiago D’Almeida/g1

Vídeos: g1 em 1 minutos Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

por-que-a-russia-tem-cada-vez-menos-russos?

G1 Mundo

Por que a Rússia tem cada vez menos russos?

"O futuro e a perspectiva histórica da Rússia dependem de quanto de nós houver", disse Putin em seu pronunciamento do Estado da União, em janeiro de 2020. "Gostaria de começar o ponto principal do meu discurso com a demografia — de quantas crianças nascem em famílias russas daqui a um, cinco ou dez anos. Há hoje quase 147 milhões de nós. Mas entramos em um período demográfico muito difícil." Nos […]

today5 de junho de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%