G1 Mundo

É #FATO: bateria explode e obriga avião a fazer pouso de emergência; vídeo mostra fumaça

today21 de fevereiro de 2024 4

Fundo
share close

Um avião com destino a Xangai, na China, precisou fazer um pouso de emergência em Hong Kong após uma bateria portátil explodir a bordo, causando muita fumaça. O incidente aconteceu na noite de segunda-feira (19).

Com medo, passageiros cobriram a boca enquanto a fumaça se dissipava pelo Airbus A320, que havia decolado nas Filipinas. Veja vídeo acima.

Segundo a agência Reuters, um dos passageiros disse que o avião estava no ar havia cerca de uma hora quando a fumaça começou. “Fiquei apavorado porque pensei que o avião estava caindo. Eu só conseguia pensar em meu filho pequeno e em como ele sentiria minha falta. Fiquei muito aliviado quando o avião pousou”, disse o homem.



Um segundo passageiro disse que estava dormindo quando foi acordado pela explosão.

Outra passageira disse que percebeu algo de errado quando sentiu um cheiro de queimado. “De repente, vi uma fumaça espessa e depois senti um cheiro pungente de queimado.”

“Naquela hora, o comissário veio imediatamente, mas estava relativamente calmo e resolveu o problema. Ouvi dizer que um passageiro usou uma bateria portátil em seu tablet e ele pegou fogo.”

Quando o avião pousou, equipes de bombeiros e paramédicos estavam a postos para fazer verificações de segurança. Ninguém ficou ferido.

Engenheiros checaram a aeronave, que depois seguiu viagem e pousou com cerca de três horas de atraso no Aeroporto Internacional de Xangai-Pudong.

Explosão de bateria faz avião realizar pouso de emergência; vídeo mostra fumaça — Foto: Reprodução/Newsflare via Reuters

Antes de embarcar, o recomendado é checar, com cada companhia aérea, o que pode e o que não pode levar e usar durante o voo.

No Brasil, segundo a Anac, baterias de íon lítio sobressalentes com mais de 100 Wh e até um máximo de 160 Wh, incluindo baterias externas e powerbanks, devem ser transportadas na bagagem de mão individualmente protegidas “colocando-as em embalagens originais de varejo ou isolando seus terminais” (tampando as entradas expostas ou colocando o objeto em um saco plástico ou bolsa de proteção separada, por exemplo).

No avião ou em qualquer lugar, caso perceba seu aparelho quente, o ideal é desligar o dispositivo por alguns minutos. E nunca usar carregadores falsos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

convocado-por-lula,-embaixador-em-israel-deve-chegar-nesta-quarta-ao-brasil;-encarregado-fica-no-lugar

G1 Mundo

Convocado por Lula, embaixador em Israel deve chegar nesta quarta ao Brasil; encarregado fica no lugar

Com isso, o diplomata Fábio Moreira Farias passará a ser o encarregado de negócios do país em Tel Aviv – o que, na prática, o colocará na chefia interina da representação. Frederico Meyer foi chamado para consultas pelo presidente Lula. A medida é excepcional e, na linguagem diplomática, representa uma forma de o Brasil demonstrar insatisfação a Israel. Embaixador do Brasil em Israel deve retornar nesta semana Um dia depois, […]

today21 de fevereiro de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%