G1 Mundo

“É melhor gostar de garotas bonitas do que ser gay”; Berlusconi foi conhecido por diversos discursos polêmicos e preconceituosos

today12 de junho de 2023 7

Fundo
share close

Silvio Berlusconi, quatro vezes primeiro-ministro e bilionário italiano, foi conhecido ao longo de sua vida por seus discursos polêmicos e frases preconceituosas. Em dezembro de 2022, por exemplo, ele disse que levaria “”um ônibus de prostitutas para o vestiário” se seu time de futebol Monza derrotasse o grande rival da série A.

O ex-dono do Milan, morreu aos 86 anos na manhã desta segunda-feira (12). A informação foi confirmada à agência de notícias Reuters por duas fontes próximas ao político. O político foi diagnosticado com leucemia e, nos últimos meses, sofria também com um quadro de infecção pulmonar.

Já em novembro de 2010, durante uma feira de motocicletas em Milão, na Itália, Berlusconi disse que “de vez em quando, vejo uma garota bonita no rosto, [e percebo] é melhor gostar de garotas bonitas do que ser gay”.



Veja abaixo outras frases que marcaram a trajetória de Berlusconi:

Outubro de 2022: Apesar da raiva do Ocidente pela invasão russa da Ucrânia, Berlusconi apoiou resolutamente seu velho amigo, o presidente Vladimir Putin: “Putin no meu aniversário me enviou 20 garrafas de vodca e uma carta muito doce. Respondi com garrafas de Lambrusco e uma carta igualmente doce.”

Outubro de 2010: Berlusconi é condenado pelo jornal oficial do Vaticano depois de contar uma piada sobre um judeu que encarrega outros judeus de se esconderem dos nazistas em seu porão, sem lhes dizer que a Segunda Guerra Mundial acabou.

Abril de 2009: Durante uma visita aos sobreviventes de um terremoto na região central de Abruzzo, na Itália, que estavam em tendas de emergência, Berlusconi disse: “Eles deveriam encarar isso como um acampamento de fim de semana.”

Fevereiro de 2006: “Eu sou o Jesus Cristo da política”, disse Berlusconi a mídia italiana. “Sou uma vítima paciente, aturo todo mundo, me sacrifico por todos.”

Junho de 2005: Berlusconi diz que usou seus encantos para persuadir a presidente da Finlândia, Tarja Halonen, a desistir da pretensão de seu país sediar a nova Autoridade Europeia de Segurança Alimentar. “Tive que usar todas as minhas táticas de playboy, mesmo que não fossem usadas há algum tempo”.

Setembro de 2004: “Mussolini nunca matou ninguém. Mussolini enviou pessoas de férias para o exílio (interno)”, disse Berlusconi à revista britânica Spectator, respondendo “sim” quando questionado se achava o ditador da Segunda Guerra Mundial “benigno”.

Julho de 2003: “Sr. Schulz, sei que há na Itália um homem produzindo um filme sobre os campos de concentração nazistas. Gostaria de sugeri-lo para o papel de Kapo. Você seria perfeito”, disse Berlusconi ao ex-presidente do parlamento europeu Martin Schulz. Um Kapo era um prisioneiro do um campo de concentração que recebia privilégios para supervisionar o trabalho de outros presos.

Fevereiro de 2002: Durante uma fotografia de grupo em uma cúpula informal da União Europeia na Espanha, Berlusconi levanta dois dedos atrás da cabeça do então ministro das Relações Exteriores da Espanha, Josep Piqué.

Outubro de 2001: Berlusconi causa protestos no mundo muçulmano quando diz que o Ocidente “deveria estar consciente da superioridade de nossa civilização”. Ele disse que, embora o Ocidente tenha um sistema de valores “que deu prosperidade generalizada às pessoas nos países que o adotam e garante o respeito pelos direitos humanos e pela religião… Esse respeito certamente não existe nos países islâmicos”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

do-‘bunga-a-bunga’-aos-quatro-mandatos:-relembre-episodios-polemicos-da-vida-de-silvio-berlusconi

G1 Mundo

Do ‘bunga a bunga’ aos quatro mandatos: relembre episódios polêmicos da vida de Silvio Berlusconi

Três vezes premiê da Itália e uma forte imagem política no país, Berlusconi colecionou polêmicas e momentos marcantes durante a vida. Nascido em 1936 em Milão, Silvio Berlusconi chegou a trabalhar como cantor ("crooner") em um navio de passageiros quando ainda era jovem para ajudar a pagar seus estudos. Ele se formou em direito. Após alguns empreendimentos comerciais pequenos, o italiano entrou definitivamente no ramo da construção civil no final […]

today12 de junho de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%