G1 Mundo

Ebrahim Raisi, presidente do Irã que morreu em acidente de helicóptero, será enterrado nesta quinta em sua cidade natal

today23 de maio de 2024 13

Fundo
share close

Houve uma cerimônia fúnebre em Teerã na quarta-feira. Depois disso, o caixão vai inicialmente para a cidade de Birjand e, no fim desta quinta-feira, para Mashhad.

Raisi morreu aos 63 anos em queda de um helicóptero no domingo. A aeronave caiu numa região montanhosa do Irã em razão das más condições climáticas durante um voo que transportava o presidente e outras autoridades que voltavam da inauguração de uma represa na região da fronteira com o Azerbaijão.

A TV estatal mostrou Khamenei liderando as orações enquanto dezenas de milhares de pessoas em luto lotavam as ruas próximas da universidade .



Um morador de Teerã disse que muitas pessoas receberam uma mensagem de texto em seus telefones, convocando-as a “comparecer ao funeral do mártir do serviço”.

Os caixões de Raisi e das outras autoridades foram carregados acima das cabeças das pessoas enlutadas.

A votação de 28 de junho precisará galvanizar uma população que demonstrou pouco interesse na eleição de 2021, que levou Raisi à presidência. A maior autoridade do Irã é o líder supremo. O presidente supervisiona o governo no cotidiano.

Raisi morreu em um momento de agravamento das tensões entre a liderança clerical e a sociedade, deterioradas pelo aumento dos controles políticos e sociais e pela piora da economia.

Um número cada vez maior de eleitores tem evitado votar, um sinal preocupante para a liderança, que vê o comparecimento às urnas como um teste de credibilidade para a República Islâmica de 45 anos.

“O establishment não tem opções para garantir um alto comparecimento em um período tão curto”, disse uma ex-autoridade iraniana, que pediu para não ser identificada devido à sensibilidade do assunto.

Raisi adotou as políticas de linha dura de seu mentor, Khamenei, com o objetivo de consolidar o poder clerical, reprimir os oponentes e adotar uma linha dura em questões de política externa, como negociações com Washington sobre o programa nuclear iraniano.

Mais de 40 delegações estrangeiras de alto escalão nos níveis de chefe de Estado, ministros das Relações Exteriores e chefes de Parlamento participarão da cerimônia em Teerã esta quarta-feira, informou a agência de notícias semi-oficial iraniana Fars.

Milhares acompanham funeral de presidente no Irã

Milhares acompanham funeral de presidente no Irã




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

china-inicia-exercicios-militares-de-‘punicao’-a-taiwan,-que-despacha-forcas-de-defesa

G1 Mundo

China inicia exercícios militares de ‘punição’ a Taiwan, que despacha forças de defesa

O Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular da China (PLA) disse que iniciou "exercícios militares conjuntos cercando a ilha de Taiwan" a partir das 7h45 de quinta-feira (20h45 de quarta, no horário de Brasília). "Esta também é uma forte punição para os atos separatistas das forças de independência de Taiwan e um severo aviso contra a interferência e provocação de forças externas", acrescentou o comando. Os exercícios […]

today23 de maio de 2024 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%