Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
O corpo de Éder Jofre começou a ser velado nesta segunda-feira (3) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na Zona Sul da capital paulista. O ex-pugilista e campeão mundial de boxe morreu no domingo (2) numa clínica em Embu das Artes, na Grande São Paulo. Ele tinha 86 anos.
Segundo a família, ele estava internado desde março no local para tratar uma pneumonia e morreu em razão de complicações da doença. Além disso, ele sofria de encefalopatia traumática crônica devido aos golpes que sofreu na cabeça durante a carreira de boxeador.
Éder Jofre entrou para o Hall da Fama do boxe em 2021 — Foto: Reprodução/Redes Sociais
O velório no Palácio 9 de Julho na Alesp é aberto ao público. Ele começou às 8h e terminará às 14h. O endereço é na Avenida Pedro Álvares Cabral, número 201. Depois Jofre seguirá para o Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, no litoral paulista, onde será feito um novo velório com a presença dos familiares. A previsão é de que o corpo seja cremado às 18h desta segunda.
Jofre era considerado o maior boxeador peso galo brasileiro de todos os tempos. Ele foi campeão mundial da categoria entre 1960 e 1965. Em 1973, conquistou o título mundial como peso pena, uma categoria acima do peso galo.
Éder Jofre era conhecido como ‘Galo de Ouro’ — Foto: Reprodução/TV Globo
O tricampeão mundial dos pesos pena e galo foi o primeiro brasileiro a deter um cinturão de relevância mundial no boxe. Conhecido também como o “Galo de Ouro”, ele entrou em 2021 para o Hall da Fama do Boxe da Costa Oeste dos Estados Unidos.
Jofre nasceu em 26 de março de 1936. No dia 4 de março deste ano, ele foi internado numa clínica em São Paulo devido a uma pneumonia. Além disso, o ex-pugilista
Criado em uma família de boxeadores, Jofre conviveu com o esporte desde criança. Por volta dos quatro anos, entrou num ringue pela primeira vez, para treinar com o tio, Ricardo Zumbano.
E foi no São Paulo Futebol Clube que ele começou a carreira de boxeador, tendo como técnico o próprio pai, Kid Jofre.
Como atleta são-paulino, ganhou os primeiros campeonatos paulista e brasileiro que disputou. Ao lado de um outro atleta do tricolor, o saltador Adhemar Ferreira da Silva, foi representar o Brasil nas Olimpíadas de 1956, em Melbourne, na Austrália.
LEIA TAMBÉM
Éder Jofre é considerado o maior pugilista brasileiro de todos os tempos — Foto: Acervo da Agência Estado
Imagem de Éder Jofre no programa Baú do Esporte de 2021 — Foto: Reprodução/ TV Globo
O São Paulo Futebol Clube homenageou Jofre em uma série de postagens no Twitter:
“O São Paulo Futebol Clube, com imensa tristeza, lamenta o falecimento do campeão Eder Jofre na madrugada deste domingo, 2 de outubro, em Embu das Artes (SP), em decorrência de pneumonia.
O galinho de ouro Eder Jofre é o maior nome do boxe brasileiro. Detentor de três cinturões mundiais, foi campeão mundial pela AMB em 1960, campeão unificado AMB e UEB em 1962 e mundial pelo CMB em 1973.
Foi condecorado como o melhor peso galo de todos os tempos do CMB e foi indicado ao Hall da Fama da IBHOF, e ao Hall da Fama da WCBHOF.
Ao fim da carreira, o cartel de Eder Jofre apresentava incríveis 50 nocautes, 72 vitórias, quatro empates e somente duas derrotas.
Aposentado do ringue, Eder Jofre foi professor da modalidade e vereador de São Paulo, tendo aprovado muitas leis relacionadas com saúde e educação.
O São Paulo Futebol Clube se solidariza com família, amigos e fãs do pugilismo, em geral, neste momento de dor.”
São Paulo Futebol Clube lamenta morte de Jofre em publicação no Twitter — Foto: Reprodução/Redes Sociais — Foto: Reprodução/Redes Sociais
O ex-pugilista Francisco Carlos de Jesus, o Chiquinho de Jesus, de 66 anos, era amigo de Jofre e gravou um vídeo (veja abaixo) em homenagem ao ex-campão mundial de boxe. Chiqunho disputou os jogos Olímpicos de Montreal, no Canadá, em 1976, e de Moscou, na Rússia, em 1980.
“Vá com Deus, Ed. Todos nós brasileiros somos gratos por você existir”, diz Chiquinho na gravação:
Ex-pugilista Chiquinho de Jesus faz homenagem à Éder Jofre
Em 2018, o filme “10 segundos para vencer” mostra a trajetória de Jofre. O ator Daniel de Oliveira interpretou o maior pugilista da história do boxe brasileiro até conquistar o título mundial, em 1961, nos Estados Unidos.
Assista ao trailer de ’10 Segundos para vencer’, com Daniel de Oliveira como Éder Jofre
Esta reportagem está em atualização
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, inicia a imunização de crianças com três anos de idade contra a Covid-19 na segunda-feira (3). O objetivo é ampliar a cobertura vacinal no município. Segundo a administração municipal, o público-alvo é composto por aproximadamente 9.650 crianças. Até o momento, a secretaria municipal de Saúde aplicava os imunizantes em crianças a partir de quatro anos. Nesta segunda (3), escolas e creches […]
00:00 - 07:25
Diego Soares
07:00 - 07:30
08:05 - 09:50
Publicar comentários (0)