“Muita saudade”. É assim que o filho de Pelé, Edson Cholbi Nascimento, o Edinho, descreve como é passar o primeiro aniversário do Rei do Futebol sem ele. O ídolo do Santos Futebol Clube completaria 83 anos nesta segunda-feira (23), caso ainda estivesse vivo. Ao g1, Edinho contou que a data é marcante para a família, principalmente porque era o maior motivo para todos se encontrarem.
Pelé morreu no dia 29 de dezembro do ano passado em decorrência de um câncer de cólon. O velório aconteceu em janeiro deste ano na Vila Belmiro e ele foi sepultado no Memorial Necrópole Ecumênica depois de um cortejo pelas ruas de Santos.
“Vai ser o primeiro aniversário que a gente não está com ele e, por consequência, também não tem o ‘evento’, vamos dizer assim. A gente sente muita falta e nessa ocasião isso aumenta bastante”, disse o treinador de futebol, em entrevista ao g1.
Segundo Edinho, todos da família se reuniam em um único lugar em datas comemorativas, principalmente no aniversário de Pelé e no Natal. “Todos migravam em função da data e acabava acontecendo o encontro”, afirmou.
Para o filho do Rei do Futebol, as homenagens que o pai segue recebendo após a morte ajudam a amenizar a saudade. “Ele era um pouco egoísta, falava que queria as homenagens em vida e depois não precisava fazer mais, mas, de fato, é muito gostoso para nós da família, eu e minhas irmãs, podermos representá-lo, representar toda a família quando somos convidados”, afirmou.
Pelé jogando bola com o filho Edinho no quintal de casa, no bairro Ponta Praia, em Santos — Foto: José Herrera/Arquivo A Tribuna
Segundo o herdeiro, as homenagens ajudam a eternizar a presença e essência do maior jogador de todos os tempos. “Tudo que ele nos inspirava, toda a alegria, todo o amor, toda a paixão pelo esporte, a resiliência, a superação, tudo que a história dele representa e o quanto que isso inspirou o mundo inteiro”.
Para Edinho, inclusive, a inspiração é o maior legado deixado pelo pai após a história dele acabar dentro de campo. “Cada homenagem com cada estátua, foto, quadro, com cada lembrança, a gente está mantendo-o vivo em nossos corações e nossas mentes e, fundamentalmente, ele continua inspirando as pessoas”, finalizou.
Filho do Rei do Futebol, o Edinho, participou da abertura do Mausoléu de Pelé — Foto: Thiago D’Almeida/g1 Santos
Conheça os filhos do Rei do Futebol:
Filhos de Pelé e a enteada dele, Gemima Macmahonl — Foto: Reprodução/Instagram
- Com Rosemeri dos Reis Cholbi (1º casamento):
Edson Cholbi Nascimento, o Edinho
Kely Cristina Cholbi Nascimento
Jeniffer Cholbi Nascimento
- Com Assíria Nascimento (2° casamento):
Joshua Seixas Arantes do Nascimento
Celeste Seixas Arantes do Nascimento
- Filhas reconhecidas por Pelé:
Flávia Kurtz Arantes do Nascimento
Sandra Regina Arantes do Nascimento Felinto (falecida)
Gemima Lemos MacMahon (enteada reconhecida pela Justiça como filha socioafetiva)
Pelé morreu no dia 29 de dezembro do ano passado, depois de um mês internado no Hospital Albert Einstein, na Capital. Ele tratava de um câncer no cólon.
O quadro sofreu agravamento no dia 21 de dezembro, quando o boletim médico indicava “progressão oncológica”, com necessidades de cuidados para as funções renais e cardíacas.
Pelé morreu em dezembro de 2022, em São Paulo — Foto: Reprodução
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)