G1 Mundo

El Nini, um dos principais assassinos do cartel mexicano de Sinaloa, é extraditado para os EUA

today26 de maio de 2024 8

Fundo
share close

Néstor Isidro Pérez Salas, também conhecido como ‘El Nini’, um dos principais assassinos do cartel de Sinaloa, no México, foi extraditado na manhã deste sábado (25) para os Estados Unidos.

O cartel de Sinaloa é organização criminosa que atua no narcotráfico e em outros delitos.

O anúncio da extradição foi feito pelo Departamento de Justiça americano. O procurador-geral, Merrick Garland, agradeceu às autoridades mexicanas pela cooperação.



Segundo Garland, El Nini era “um dos principais pistoleiros ou assassinos do cartel de Sinaloa, responsável pelo assassinato, tortura e sequestro de rivais e testemunhas que ameaçavam a empresa criminosa do narcotráfico”.

Pérez Salas é próximo dos filhos do narcotraficante Joaquín “El Chapo” Guzmán, que cumpre pena de prisão perpétua nos EUA.

El Nini foi detido em novembro de 2023 em Culiacán, noroeste do México e, segundo a Justiça americana, também “participou da produção e venda de fentanil para o cartel de Sinaloa, inclusive nos EUA”.

Em um comunicado no qual agradeceu a seu contraparte mexicano, Andrés Manuel López Obrador, o presidente americano, Joe Biden, disse que Perez Salas tinha um papel “proeminente” no cartel de Sinaloa, ao qual qualificou como “uma das empresas do narcotráfico mais mortais do mundo”.

“Nossos governos vão continuar trabalhando juntos para atacar o fentanil e a epidemia de drogas sintéticas que está matando tantas pessoas em nossos países e em nível global”, acrescentou Biden.

O fentanil sintético é a causa de dezenas de milhares de mortes por ano nos Estados Unidos. Autoridades americanas asseguram que a droga é produzida sobretudo em laboratórios do tráfico no México com substâncias procedentes da China.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

incendio-em-casa-de-jogos-mata-pelo-menos-24-pessoas-na-india

G1 Mundo

Incêndio em casa de jogos mata pelo menos 24 pessoas na Índia

Pelo menos 24 pessoas, incluindo muitas crianças, morreram em um incêndio na noite deste sábado (25) em uma casa de jogos familiar no distrito de Rajkot, no estado de Gujarat, oeste da Índia, disse um funcionário do governo. A prefeita Nayana Pedhadiya disse à Reuters que o número de mortos deverá aumentar. “Nosso foco está nas operações de resgate e no salvamento de vidas. Vamos garantir que medidas rigorosas sejam […]

today26 de maio de 2024 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%