G1 Mundo

Eleições do Parlamento da UE: partido do primeiro-ministro vence disputa na Polônia

today10 de junho de 2024 2

Fundo
share close

O partido de centro Coalizão Cívica (KO), do primeiro-ministro Donald Tusk confirmou o favoritismo e ficou em primeiro lugar nas eleições para o Parlamento Europeu na Polônia, com 37,1% dos votos, de acordo com resultados oficiais da comissão eleitoral divulgados pela mídia local.

O Parlamento Europeu é o órgão que aprova ou rejeita a legislação da União Europeia e toma decisões sobre o orçamento do bloco. Também supervisiona a Comissão Europeia, o órgão executivo —a quem cabe formular as leis.

As eleições ocorreram em cada um dos 27 países do bloco; cada nação elege os respectivos eurodeputados: a Alemanha é quem tem mais cadeiras, 96; Malta e Luxemburgo são os menores, com seis. Serão 720 eurodeputados no Parlamento.



Segunda maior eleição do mundo

Ursula von der Leyen e Giorgia Meloni em janeiro de 2023 — Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters

A eleição para o Parlamento Europeu é a segunda maior votação do mundo, atrás das eleições gerais da Índia. Veja abaixo alguns destaques:

  • Há cerca de 450 milhões de pessoas que moram nos países da União Europeia.
  • Em apenas quatro dos 27 países o voto é obrigatório: Bélgica, Bulgária, Luxemburgo e Grécia. Nos demais, é facultativo.
  • Serão eleitos 720 membros do Parlamento Europeu.
  • Há locais de votação desde o Círculo Ártico até as fronteiras com a África e a Ásia. Há votação, por exemplo, no consulado de Portugal em São Paulo.

Durante muito tempo, o Parlamento Europeu foi ocupado por dois tipos de políticos: veteranos em seus países e pessoas que estavam em início de carreira.

Isso começou a mudar com as responsabilidades que a União Europeia começou a acumular, como decidir as regras bancárias e de agricultura dos países do bloco, além do orçamento da União Europeia.

Os eleitores também passaram a se interessar mais: em 2019, presença foi de 50,66% considerada um sucesso. Neste ano, espera-se que mais de 60% das pessoas votem.

Von der Leyen tentará se manter no poder

A atual presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, que faz campanha para se manter no cargo, é do Partido Popular Europeu (EPP), o maior partido do Parlamento.

Para isso, von der Leyen vai precisar de 361 dos 720 votos de parlamentares da Comissão.

Na atual legislatura o EPP lidera uma coligação heterogênea, com grupos socialistas, partidos de políticos liberais na economia e também ambientalistas.

Essa situação deve mudar, pois os liberais na economia e os ambientalistas podem perder assentos.

A atual líder pode ter que negociar um acordo com o partido da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, considerada extremista pelos aliados atuais de Von der Leyen.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pats-da-baixada-santista-oferecem-mais-de-300-oportunidades-de-emprego;-confira-as-vagas

G1 Santos

PATs da Baixada Santista oferecem mais de 300 oportunidades de emprego; confira as vagas

As unidades também oferecem atendimento e serviços gratuitos para trabalhadores como a habilitação ao seguro-desemprego e emissão da Carteira de Trabalho. O atendimento presencial deve ser agendado pelo site. Confira abaixo as oportunidades de emprego: Atendente de lojas: 7 vagas Auxiliar de torneiro mecânico: 1 vaga Calceteiro: 4 vagas Controlador de acesso: 2 vagas Eletricista de instalações: 2 vagas Estoquista: 2 vagas Fiscal de loja: 2 vagas Funileiro de automóveis: […]

today10 de junho de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%