G1 Mundo

Eleições no Irã têm a participação mais baixa da história do regime

today4 de março de 2024 7

Fundo
share close

Cerca de 25 milhões dos 61 milhões de eleitores participaram, o que representa uma taxa de 41%, disse o ministro do Interior, Ahmad Vahidi, em uma coletiva de imprensa.

Comerciantes fecham as portas em apoio à onda de protestos no Irã



Comerciantes fecham as portas em apoio à onda de protestos no Irã

Diversos candidatos moderados ou reformistas foram desqualificados das eleições.

A principal coalizão de partidos reformistas, a Frente Reformista, anunciou que não participaria de “eleições sem sentido”, depois que vários de seus candidatos foram desqualificados.

Por essas causas, o principal desafio para o governo nessas eleições era justamente a participação, e as pessoas contrárias ao regime fizeram campanha pela abstenção.

Parlamento controlado por ultraconservadores

Devido ao boicote, o próximo Parlamento estará amplamente sob controle dos partidos conservadores e ultraconservadores, movimentos governistas do presidente Ebrahim Raisi, eleito em 2021.

Os iranianos votaram para eleger 290 deputados do Parlamento e 88 membros da Assembleia de Peritos, responsável pela nomeação do guia supremo.

O número de deputados reformistas ou centristas será de 45, segundo estimativas de jornais moderados. A maioria apoia uma linha rígida sobre os valores da República Islâmica e uma posição firme com os países ocidentais, particularmente os Estados Unidos e Israel, que não mantêm relações diplomáticas com o Irã.

Para 45 das 290 cadeiras será necessário um segundo turno, que será realizado em abril ou maio.

A Assembleia de Peritos, composta por 88 clérigos, também será dominada pelos conservadores. Espera-se que este órgão desempenhe um papel fundamental no processo de nomeação do próximo líder supremo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘grande-vitoria-para-os-estados-unidos’,-diz-trump-apos-suprema-corte-decidir-a-seu-favor

G1 Mundo

‘Grande vitória para os Estados Unidos’, diz Trump após Suprema Corte decidir a seu favor

"Grande vitória para os Estados Unidos!", disse Trump em sua rede social. Truth Social. A sentença se refere a uma decisão específica do estado do Colorado, mas valerá para qualquer outro estado que conteste a presença de Trump na urna --e, consequentemente, para todo o país. Ou seja, não há mais chance de que o ex-presidente fique de fora da corrida eleitoral. A Justiça do Colorado argumentou, na ocasião, que […]

today4 de março de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%