G1 Mundo

Eleições nos EUA começam em noite de tempo extremo; temperatura pode chegar a -37ºC em estado onde há prévias

today15 de janeiro de 2024 6

Fundo
share close

Como é inverno no Hemisfério Norte, os EUA foram atingidos por uma frente fria, e no estado de Iowa a temperatura pode chegar a – 37ºC.

A região do meio-oeste, onde fica o estado de Iowa, deve ser uma das regiões mais atingidas pela frente fria e pela neve, de acordo com um informe do Serviço Nacional do Tempo dos EUA.

A temperatura baixa pode influenciar no processo de escolha. No Iowa a eleição acontecem em um evento chamado de caucus.



Os caucus são uma espécie de pequena assembleia, feitas em locais públicos, como igrejas ou escolas, nas quais os eleitores debatem e, na sequência, votam no candidato que acham que deve concorrer pelo partido do qual são afiliados (neste caso, o Partido Republicano). Ou seja, as pessoas precisam sair de casa e ir até um outro edifício, o que é pouco recomendado em temperatura extrema.

De acordo com o “New Yok Times”, os profissionais das campanhas presidenciais estão tensos com a possibilidade de que poucos eleitores apareçam.

O ex-presidente Donald Trump, favorito tanto para o caucus de Iowa como para a nomeação pelo Patido Republicano, cancelou seus comícios no fim de semana por causa do tempo.

A candidata Nikki Haley cancelou eventos de campanha na sexta-feira. Em um evento virtual, ela pediu para que as pessoas vistam roupas quentes porque pode ter fila nos locais onde acontecem as prévias. Ela disse “sei que estou pedindo muito, mas também sei que temos que salvar o país”.

Pesquisas apontam vitória de Trump

De acordo com pesquisa dos veículos Des Moines Register, NBC News e Mediacom publicada no sábado (13), a projeção é a seguinte:

  • Donald Trump: 48% de aprovação
  • Nikky Haley: 20% de aprovação
  • Ron DeSantis: 16% de aprovação.

Os analistas polítcos não excluem, no entanto, que um dos dois principais concorrentes de Trump surpreenda. Se Trump não obtiver a vitória esmagadora antecipada pelas sondagens em Iowa, corre o risco de parecer mais fraco para o restante das primárias.

A partir da próxima semana, os pré-candidatos competirão nos seguintes estados:

  • New Hampshire,
  • Nevada e
  • Carolina do Sul, já em fevereiro.

Todos os 50 estados dos EUA votarão até junho para proclamar, em julho, o candidato republicano à Presidência dos EUA durante a Convenção Nacional do partido.

EUA enfrentam onda de tempestades de inverno — Foto: Montagem g1/Reuters/AP




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-que-se-sabe-sobre-o-caso-da-brasileira-encontrada-morta-num-hotel-de-paris?

G1 Mundo

O que se sabe sobre o caso da brasileira encontrada morta num hotel de Paris?

O corpo da vítima, que se chamava Maria Rita, foi encontrado por uma camareira e apresentava um corte profundo no pescoço. Outras duas brasileiras que estavam hospedadas no mesmo estabelecimento foram detidas no domingo (14) quando tentavam deixar a França.  O Ministério Público de Paris abriu uma investigação por homicídio doloso. O caso foi revelado pelo jornal "Le Parisien". De acordo com esse veículo, a polícia francesa foi chamada pelo […]

today15 de janeiro de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%