G1 Santos

Em 15 dias, 24 golfinhos da espécie mais ameaçada de extinção são encontrados mortos em praias do litoral de SP

today22 de outubro de 2022 24

Fundo
share close

Balanço foi feito pelo Instituto Gremar e pelo Instituto Biopesca.

15 golfinhos de espécie com risco de ser ameaçada de extinção são encontrados mortos no litoral de SP — Foto: Instituto Gremar/Divulgação



Em 15 dias, um total de 24 golfinhos mortos, da espécie Pontoporia blainvillei, mais conhecida como toninha, foram encontrados em praias de cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo. O levantamento foi realizado pelo Instituto Gremar e o Instituto Biopesca. De acordo com os institutos, a toninha é o golfinho mais ameaçado de extinção do Brasil, e uma das menores espécies do animal no mundo, o que a deixa criticamente em perigo.

O Instituto Gremar recolheu 15 golfinhos mortos em trechos de praia de São Vicente, Guarujá e Bertioga. Nas praias de Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém, monitoradas pelo Instituto Biopesca, foram nove golfinhos mortos.

Das 15 toninhas encontradas pelo Gremar, seis apresentavam interações evidentes com redes de pesca, sendo que sete eram filhotes ou juvenis e oito adultas, onde sete delas eram fêmeas e duas estavam prenhas. Já os animais encontrados pelo Instituto Biopesca estavam em avançado estado de decomposição, o que impossibilitou a identificação.

A toninha é uma das menores espécies de golfinho do mundo, ocorrendo apenas na América do Sul, entre o Espírito Santo, no Brasil, e o Golfo San Matias, na Argentina. Além disso, está criticamente em perigo, segundo a Lista Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, sendo considerada a mais ameaçada do Brasil entre os golfinhos.

Ao g1, o Gremar explicou que, além da captura acidental em redes de pesca, a primavera é a estação do ano marcada pelo nascimento de filhotes das toninhas. Nesse período, os jovens golfinhos ainda são vulneráveis, o que pode acarretar em maior número de encalhes.

O Instituto acrescenta, ainda, que a poluição das águas e a pesca excessiva reduzem a disponibilidade de alimento, o que afeta a sobrevivência dos golfinhos. Além disso, a poluição sonora causada pela atividade portuária compromete o sistema comunicativo do animal, o que os leva para áreas de risco.

Seis dos 15 golfinhos encontrados apresentavam interações evidentes com redes de pesca — Foto: Instituto Gremar/Divulgação

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-abre-inscricoes-para-cursos-gratuitos-sobre-marketing-digital

Prefeitura de Guarujá

Guarujá abre inscrições para cursos gratuitos sobre Marketing Digital

Os workshops ‘Lucre com o Instagram’ e ‘O YouTube como um Negócio’ serão as grandes atrações do evento este ano    O Marketing Digital será destaque na programação da Jornada Empreendedora 2022, organizada pela Prefeitura de Guarujá. Já estão abertas as inscrições para dois workshops gratuitos sobre ferramentas e estratégias para empreendedores que desejam crescer utilizando os meios digitais. O primeiro workshop será o ‘Lucre com o Instagram’, no próximo dia 26, ministrado pela especialista em Marketing digital Mariana Lopes. O formato é de intensivão sobre a rede social. Nele, os participantes aprenderão, na prática, […]

today22 de outubro de 2022 28

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%