Em continuidade da viagem à África, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra com o presidente de Angola, João Lourenço, nesta sexta-feira (25), em Luanda, capital angolana.
Em Angola, o petista cumprirá agenda de dois dias. Estão previstas assinatura de atos de cooperação, participação em fórum econômico e encontros com autoridades angolanas.
“O Brasil está de volta ao continente de que nunca deveria ter se afastado. A África reúne vastas oportunidades e um enorme potencial de crescimento”, disse, no último dia 22.
Nesta sexta, a agenda de Lula prevê os seguintes compromissos:
- reunião com o presidente de Angola, João Lourenço
- cerimônia de condecoração com a Ordem Dr. António Agostinho Neto
- assinatura de atos
- almoço por João Lourenço
- sessão solene na Assembleia Nacional de Angola
- encontro com a presidente da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira
- e participação no encerramento do Foro Econômico Brasil-Angola
No sábado (26), em seu último dia em Luanda, o petista participará da inauguração da Galeria Ovídio de Melo, localizada no Instituto Guimarães Rosa. O espaço é mantido pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil para divulgação cultural e educacional.
Reunião dos países de língua portuguesa
Ainda no sábado, Lula seguirá de Luanda para São Tomé e Príncipe. A agenda no país, último do “giro” pela África, terá início no domingo (27).
Por lá, o presidente participará da 14ª conferência de chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A agenda prevê ainda encontros com lideranças políticas do país.
A CPLP tem como membros Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
“É um foro importante para os países de língua portuguesa estabelecerem apoio mútuo para outros organismos internacionais. A presidência da CPLP será passada de Angola para São Tomé e Príncipe nessa cúpula, depois de uma atuação forte em termos de cooperação econômica nos últimos anos”, afirmou Carlos Duarte.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)