G1 Mundo

Em Luanda, Lula se encontra nesta sexta com presidente de Angola

today25 de agosto de 2023 6

Fundo
share close

Em continuidade da viagem à África, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra com o presidente de Angola, João Lourenço, nesta sexta-feira (25), em Luanda, capital angolana.

Em Angola, o petista cumprirá agenda de dois dias. Estão previstas assinatura de atos de cooperação, participação em fórum econômico e encontros com autoridades angolanas.

“O Brasil está de volta ao continente de que nunca deveria ter se afastado. A África reúne vastas oportunidades e um enorme potencial de crescimento”, disse, no último dia 22.



Nesta sexta, a agenda de Lula prevê os seguintes compromissos:

  • reunião com o presidente de Angola, João Lourenço
  • cerimônia de condecoração com a Ordem Dr. António Agostinho Neto
  • assinatura de atos
  • almoço por João Lourenço
  • sessão solene na Assembleia Nacional de Angola
  • encontro com a presidente da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira
  • e participação no encerramento do Foro Econômico Brasil-Angola

No sábado (26), em seu último dia em Luanda, o petista participará da inauguração da Galeria Ovídio de Melo, localizada no Instituto Guimarães Rosa. O espaço é mantido pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil para divulgação cultural e educacional.

Reunião dos países de língua portuguesa

Ainda no sábado, Lula seguirá de Luanda para São Tomé e Príncipe. A agenda no país, último do “giro” pela África, terá início no domingo (27).

Por lá, o presidente participará da 14ª conferência de chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A agenda prevê ainda encontros com lideranças políticas do país.

A CPLP tem como membros Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

“É um foro importante para os países de língua portuguesa estabelecerem apoio mútuo para outros organismos internacionais. A presidência da CPLP será passada de Angola para São Tomé e Príncipe nessa cúpula, depois de uma atuação forte em termos de cooperação econômica nos últimos anos”, afirmou Carlos Duarte.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policia-divulga-‘mug-shot’-de-donald-trump

G1 Mundo

Polícia divulga ‘mug shot’ de Donald Trump

Trump ficou pouco tempo no local e já saiu porque aceitou pagar a fiança de R$ 1 milhão (veja mais abaixo). Segundo o xerife do condado de Fulton, Pat Labat, fotografar o réu antes de ele ser liberado sob fiança é um procedimento normal na Geórgia. Nas outras três ocasiões em que Trump se apresentou à Justiça, o ex-presidente não precisou tirar o "mug shot". O ex-presidente compartilhou a foto […]

today25 de agosto de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%