G1 Mundo

Em meio a conflitos com gangues, Haiti sofre com falta de alimentos e medicamentos

today17 de março de 2024 8

Fundo
share close

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciou neste sábado (17) que um de seus 17 lotes de ajuda humanitária enviados ao Haiti foi saqueado no porto de Porto Príncipe, capital do país, que sofre com efeitos de uma guerra civil em que falta alimento, medicamento, eletricidade e sangue para doação.

Ainda de acordo com a organização, outros 260 contêiners para ajuda humanitária são controlados por grupos armados, que nos últimos dias tomaram conta de grande parte da cidade, fazendo explodir o número de assassinatos generalizados, sequestros e violência sexual.

Em meio ao caos, o primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, renunciou ao cargo.



“A pilhagem de bens essenciais para o apoio à vida de crianças deve acabar imediatamente”, afirmou Bruno Maes, representante da Unicef no Haiti, num comunicado.

“Este incidente ocorre num momento crítico, quando as crianças mais precisam deles”.

Os suprimentos no contêiner saqueado incluíam reanimadores e equipamentos relacionados. A agência alertou que três em cada quatro mulheres na região de Porto Príncipe não têm acesso a cuidados básicos de saúde e nutrição.

A ONU ainda ressalta que o caos está começando a causar fome recorde e desnutrição potencialmente fatal até mesmo em partes da capital, Porto Príncipe.

Além de fome e comida, a população local sofre com escassez de eletricidade, combustível e suprimentos médicos. Seis em cada dez hospitais estão incapazes de funcionar.

“Não conseguimos encontrar bolsas de sangue, nos dão pouco, então não é fácil”, afirmou à GloboNews Samora Chalmers, coordenadora da ONG Médicos Sem Fronteiras no Haiti




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

8-casas-extraordinarias-premiadas-por-serem-belas-e-sustentaveis-(2-ficam-no-brasil)

G1 Mundo

8 casas extraordinárias premiadas por serem belas e sustentáveis (2 ficam no Brasil)

Essa foi uma abordagem recorrente entre os arquitetos finalistas do World Architectural Festival (WAF), evento que inclui prêmios internacionais para profissionais da área. O diretor do evento, Paul Finch, afirmou à BBC Culture que tem visto “uma preocupação muito maior com a sustentabilidade, refletida também no uso de materiais ecológicos e na adoção de princípios de design de casas passivas”. Realizado anualmente durante três dias em cidades ao redor do […]

today17 de março de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%