Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
Glivânia Maria de Oliveira e Maria Cristina de Castro Martins assumirão as chefias das missões diplomáticas em Caracas e Georgetown, respectivamente.
Elas passaram por sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado na manhã desta terça-feira.
Gilvânia Maria de Oliveira, indicada para atuar como embaixadora na Venezuela, durante sabatina no Senado Federal. — Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Glivânia disse ver a situação com preocupação, mas que vai procurar ajudar na construção de uma saída pacífica para o litígio.
“Aprovada por essa casa procurarei construir no melhor dos meus esforços para esse encaminhamento pela via pacífica, que essa é a nossa via, é a via da diplomacia brasileira, mas sem desconsiderar que estamos falando de um cenário significativamente complexo”, afirmou.
A senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou que as novas embaixadoras chegarão em uma situação delicada” e disse esperar que a diplomacia funcione.
Além das duas embaixadores, o plenário do Senado aprovou os indicados pelo governo Lula para atuação nas embaixadas de Omã e Trinidad e Tobago.
Localizada na parte mais a oeste do território da Guiana, a região de Essequibo ocupa 159 mil km² e representa cerca de 70% do território do país.
Em 2015, foram encontradas grandes reservas de petróleo na região. Estima-se que na Guiana haja o equivalente a 11 bilhões de barris, parte significativa deles “offshore”, ou seja, no mar, perto de Essequibo. Em consequência do boom do petróleo, a Guiana é o país sul-americano cuja economia mais cresce nos últimos anos.
Venezuela x Guiana: Entenda em 5 pontos disputa por Essequibo
A região passou a ser cobiçada pelo governo da Venezuela que afirma ter direito sobre o território. Em 3 de dezembro, um referendo para a anexação do estado chamado pelos venezuelanos de “Guiana Essequiba” foi aprovado por 95% dos eleitores presentes.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Segundo informações da Guardia Civil, órgão das Forças e Órgãos de Segurança ligado ao Ministério do Interior da Espanha, Aline foi presa em Málaga, a 534 quilômetros de Madri. A operação teve início no final de novembro após a Unidade Operacional Central da Guardia Civil ser informada das acusações pelas autoridades brasileiras. A brasileira foi encontrada próximo à casa onde estava vivendo com uma amiga na região da costa Sul […]
Fabio Paschoal
19:05 - 21:05
Fabiano Farias
21:10 - 22:10
00:00 - 07:25
Publicar comentários (0)