G1 Mundo

Em meio a crise na região, Senado aprova novas embaixadoras para Venezuela e Guiana

today12 de dezembro de 2023 11

Fundo
share close

Glivânia Maria de Oliveira e Maria Cristina de Castro Martins assumirão as chefias das missões diplomáticas em Caracas e Georgetown, respectivamente.

Elas passaram por sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado na manhã desta terça-feira.

Gilvânia Maria de Oliveira, indicada para atuar como embaixadora na Venezuela, durante sabatina no Senado Federal. — Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado



Glivânia disse ver a situação com preocupação, mas que vai procurar ajudar na construção de uma saída pacífica para o litígio.

“Aprovada por essa casa procurarei construir no melhor dos meus esforços para esse encaminhamento pela via pacífica, que essa é a nossa via, é a via da diplomacia brasileira, mas sem desconsiderar que estamos falando de um cenário significativamente complexo”, afirmou.

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou que as novas embaixadoras chegarão em uma situação delicada” e disse esperar que a diplomacia funcione.

Além das duas embaixadores, o plenário do Senado aprovou os indicados pelo governo Lula para atuação nas embaixadas de Omã e Trinidad e Tobago.

Localizada na parte mais a oeste do território da Guiana, a região de Essequibo ocupa 159 mil km² e representa cerca de 70% do território do país.

Em 2015, foram encontradas grandes reservas de petróleo na região. Estima-se que na Guiana haja o equivalente a 11 bilhões de barris, parte significativa deles “offshore”, ou seja, no mar, perto de Essequibo. Em consequência do boom do petróleo, a Guiana é o país sul-americano cuja economia mais cresce nos últimos anos.

Venezuela x Guiana: Entenda em 5 pontos disputa por Essequibo

Venezuela x Guiana: Entenda em 5 pontos disputa por Essequibo

A região passou a ser cobiçada pelo governo da Venezuela que afirma ter direito sobre o território. Em 3 de dezembro, um referendo para a anexação do estado chamado pelos venezuelanos de “Guiana Essequiba” foi aprovado por 95% dos eleitores presentes.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

brasileira-procurada-por-tentativa-de-homicidio-e-presa-na-espanha

G1 Mundo

Brasileira procurada por tentativa de homicídio é presa na Espanha

Segundo informações da Guardia Civil, órgão das Forças e Órgãos de Segurança ligado ao Ministério do Interior da Espanha, Aline foi presa em Málaga, a 534 quilômetros de Madri. A operação teve início no final de novembro após a Unidade Operacional Central da Guardia Civil ser informada das acusações pelas autoridades brasileiras. A brasileira foi encontrada próximo à casa onde estava vivendo com uma amiga na região da costa Sul […]

today12 de dezembro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%