G1 Mundo

Em primeiro dia na COP, Lula se encontra com secretário da ONU e presidentes da União Europeia e de Israel

today2 de dezembro de 2023 13

Fundo
share close

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve reuniões bilaterais com líderes internacionais nesta sexta-feira (1), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no primeiro dia de agenda na COP 28.

Lula se encontrou com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, que também preside o Conselho da União Europeia, e com o presidente de Israel, Isaac Herzog.

O presidente teve encontros bilaterais no primeiro dia da 28ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28.



Na mesma conversa com Guterres, segundo o Planalto, o presidente brasileiro discutiu o papel das instituições de governança global no novo cenário geopolítico e ressaltou a importância de uma reforma do ONU, em especial do Conselho de Segurança.

'Temos um problema coletivo de inação, e outro de falta de ambição', diz Lula na COP 28

‘Temos um problema coletivo de inação, e outro de falta de ambição’, diz Lula na COP 28

Acordo Mercosul e guerra no Oriente Médio

Na conversa com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, Lula tratou do acordo entre Mercosul-União Europeia. Lula e Ursula vem tratando do tema desde o início do ano, em conversas pessoas e virtuais.

“Eles comentaram que houve avanços significativos nas reuniões entre equipes técnicas dos dois lados, em particular após a última ligação telefônica entre ambos, ocorrida no dia 20 de novembro”, afirmou o governo brasileiro em nota.

As negociações terão sequência até a próxima Cúpula do Mercosul, agendada para a semana que vem, no dia 7 de dezembro, no Rio de Janeiro. O Brasil também ocupa a presidência temporária do bloco dos países da América do Sul.

Lula e von der Leyen também trocaram impressões sobre o conflito no Oriente Médio, tema também presente na conversa entre Lula e o presidente de Israel, Isaac Herzog. O foco foi na questão do processo gradual de liberação dos reféns no conflito entre israelenses e o Hamas na Faixa de Gaza.

Já com Pedro Sánchez, Lula tratou da formação do novo governo da Espanha, após as recentes eleições. Segundo o governo brasileiro, eles também voltaram a reforçar a necessidade de concluir as negociações em torno do acordo entre Mercosul e União Europeia. A Espanha atualmente preside o Conselho do bloco europeu.

Durante os compromissos durante o primeiro dia na COP 28, Lula também encontrou outros líderes em eventos da conferência, incluindo:

  • Emmanuel Macron, presidente da França, na saída da sessão plenária;
  • Santiago Peña, presidente do Paraguai;
  • Mohammed bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos;
  • Recep Tayyip Erdoğan, presidente da Turquia.

'Temos um problema coletivo de inação, e outro de falta de ambição', diz Lula na COP 28

‘Temos um problema coletivo de inação, e outro de falta de ambição’, diz Lula na COP 28




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

gastos-com-onlyfans-e-botox:-entenda-acusacoes-que-levaram-a-cassacao-de-george-santos,-deputado-dos-eua-filho-de-brasileiros

G1 Mundo

Gastos com Onlyfans e Botox: entenda acusações que levaram à cassação de George Santos, deputado dos EUA filho de brasileiros

Câmara nacional dos Estados Unidos votou nesta sexta pela cassação do mandato do republicano. Deputado republicano George Santos na frente do Capitólio em Washington no dia 30 de novembro de 2023 — Foto: J. Scott Applewhite/AP O deputado norte-americano George Santos, filho de brasileiros, enfrentou nesta sexta-feira (1) uma votação na Câmara dos Estados Unidos que cassou seu mandato. Em meados de novembro, o Comitê de Ética do órgão divulgou […]

today2 de dezembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%