G1 Mundo

Em telefonema com Lula, presidente de Israel pede apoio para liberação de reféns do Hamas, diz Planalto

today17 de novembro de 2023 8

Fundo
share close

De acordo com o Palácio do Planalto, Herzog pediu para Lula reforçar seu apelo pela liberação dos reféns feitos por Hamas.

Lula se comprometeu com esse pedido e agradeceu a ajuda de Israel no processo de repatriação dos 32 brasileiros que estavam na Faixa de Gaza. Lula disse que uma outra lista está sendo preparada, e Herzog afirmou que a saída dos brasileiros será feita com a devida rapidez.

Ainda na conversa, Lula reforçou repúdio a atos de antissemitismo e ressaltou a tradição do Brasil na busca pela paz. Lula manifestou preocupação com a situação humanitária na Faixa de Gaza e com a morte de crianças.



O telefonema ocorre em meio à guerra na Faixa de Gaza. Israel tem bombardeado a região nos últimos dias em resposta aos ataques terroristas que o grupo Hamas fez em território israelense, em 7 de outubro. O Hamas tem bases em Gaza.

Assim que estourou o conflito, a diplomacia do Brasil negociou com Israel a repatriação de brasileiros no país. Também precisou ser combinada com Israel e repatriação dos 32 brasileiros brasileiros de Gaza, zona mais exposta na guerra.

O grupo de Gaza chegou ao Brasil nesta semana. Para sair de lá, era preciso atravessar a fronteira com o Egito, o que exigia a autorização, além do Egito, também de Israel. A passagem de estrangeiros começou a ser liberada no dia 1º de novembro. Os brasileiros atravessaram no dia 12. Nesse intervalo, aliados de Lula chegaram a reclamar da demora.

Exército de Israel diz ter destruído casa do chefe do Hamas

Exército de Israel diz ter destruído casa do chefe do Hamas

Além disso, segundo Lula, Israel “parece que quer ocupar a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos de lá”.

“É preciso que a Organização das Nações Unidas convoque alguma coisa especial, porque essa guerra do jeito que vai ela não tem fim. Não tem fim. Eu estou percebendo que Israel parece que quer ocupar a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos de lá. Isso não é correto, não é justo. Nós temos que garantir a criação do estado Palestino para que eles possam viver em paz junto com o povo judeu”, disse Lula ao recepcionar, na Base Aérea de Brasília, o grupo de brasileiros que voltavam de Gaza, na segunda-feira (13).




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

corpo-de-mulher-encontrado-em-lixeira-e-sogros-desaparecidos:-entenda-o-caso-envolvendo-filho-de-agente-de-hollywood

G1 Mundo

Corpo de mulher encontrado em lixeira e sogros desaparecidos: entenda o caso envolvendo filho de agente de Hollywood

No dia 7 de novembro, após receber uma ligação avisando sobre um corpo dentro de um saco plástico na entrada de uma casa, a polícia de Tarzana, em Los Angeles, foi até o local, mas nada encontrou. No dia seguinte, uma pessoa que vasculhava as lixeiras a cerca de oito quilômetros da residência encontrou o que parecia ser o torso de uma mulher. Embora o corpo não tenha sido identificado […]

today17 de novembro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%