G1 Mundo

Embaixada da Hungria demite dois funcionários brasileiros após vazamento de vídeos que mostram Bolsonaro hospedado

today3 de abril de 2024 10

Fundo
share close

Hungria não justificou formalmente as demissões; atingidos tinham acesso em tempo real ao sistema de vigilância. ‘New York Times’ revelou que Bolsonaro passou dois dias na embaixada após ter passaporte apreendido.


A Embaixada da Hungria no Brasil demitiu, nesta semana, dois funcionários brasileiros que prestavam serviços ao órgão.



A embaixada não justificou formalmente as demissões. Um dos atingidos trabalhava como secretário do embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Halmai; o outro, como encarregado de manutenção geral.

A reportagem exibiu vídeos do circuito interno da Embaixada da Hungria em Brasília que mostram Bolsonaro chegando e saindo do prédio. Esses vídeos não foram divulgados oficialmente pelo governo húngaro.

Pelo direito internacional, embaixadas são invioláveis pela polícia local. Ou seja: enquanto está numa embaixada de outro país, o cidadão não pode ser alvo de busca ou prisão por autoridades locais.

Além dos dois funcionários demitidos, outros cinco brasileiros trabalham na embaixada: um motorista, dois faxineiros e dois jardineiros.

Os dois demitidos tinham acesso em tempo real ao sistema de vigilância. O material gravado ficava gravado em uma sala que não era trancada – mas o acesso às gravações exigia senha.

Bolsonaro tem 48 horas para explicar por que dormiu duas noites na embaixada da Hungria

Bolsonaro tem 48 horas para explicar por que dormiu duas noites na embaixada da Hungria

PGR analisa versão de Bolsonaro

Após a reportagem do “The New York Times”, o ministro Alexandre de Moraes deu prazo de 48 horas para Bolsonaro explicar a estadia na Embaixada da Hungria.

Em resposta, a defesa de Bolsonaro disse que seria “ilógico” sugerir que a motivação era um pedido de asilo ou uma tentativa de fugir de investigações.

Os argumentos foram enviados à Procuradoria-Geral da República (PGR), que tem prazo até o fim desta semana para enviar um posicionamento a Moraes.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

brasileira-relata-panico-ao-ver-parede-de-apartamento-rachar-durante-terremoto-em-taiwan:-‘tinha-certeza-que-ia-cair’

G1 Mundo

Brasileira relata pânico ao ver parede de apartamento rachar durante terremoto em Taiwan: ‘Tinha certeza que ia cair’

"Nunca na vida imaginei que iria experenciar essa sensação. As coisas começaram a cair das prateleiras, da mesa. Eu vou aqui para debaixo da mesa e fiquei segurando com uma mão a estrutura da mesa e com a outra mão a minha cabeça. É isso, não tem o que eu possa fazer." "E muito medo, muita gente gritando, bem caos. Cenário de filme. Principalmente quando vi a rachadura da parede […]

today3 de abril de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%