G1 Mundo

Embaixador da Argentina diz que discutiu criação de ‘moeda do Mercosul’ com Haddad

today3 de janeiro de 2023 18

Fundo
share close

Daniel Scioli diz que ideia não prevê que países abdiquem da própria moeda. Integração energética e financeira e aumento do intercâmbio Brasil-Argentina também foram debatidos.


Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em reunião com o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli — Foto: Washington Costa/Ascom/MF



O embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, se reuniu nesta terça-feira (3) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo Scioli, a pauta incluiu a eventual criação de uma moeda comum do Mercosul.

O objetivo da proposta, afirma o embaixador, é fortalecer o comércio entre os países do bloco comercial.

“Não significa que cada país não tenha sua moeda. Significa uma unidade para integração e aumento do intercâmbio comercial no bloco regional. E, como disse o presidente Lula, fortalecer o Mercosul e ampliar a união latino americana é muito importante”, declarou ele, após o encontro.

Segundo o embaixador, Haddad é um economista que tem uma “visão muito positiva, da economia real, e um compromisso muito forte com os objetivos da moeda comum”.

Scioli também disse que discutiu, com o novo ministro da Fazenda, temas como integração energética e financeira para promover incrementar o comércio entre os dois países.

Ele lembrou que o Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina em um contexto, classificado por ele, de “crise da globalização”.

“Foi um bom encontro com o ministro Haddad para falar sobre as políticas acordadas pelo presidente Lula e o presidente Alberto Fernández sobre integração energética e financeira, além do aumento do comércio entre os nossos países”, acrescentou.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

feminicidio-no-mexico:-um-antigo-problema-ainda-sem-resposta

G1 Mundo

Feminicídio no México: um antigo problema ainda sem resposta

Sua ausência acendeu imediatamente um alerta – Díaz amava seu trabalho e era muito diligente no comparecimento. Amigos e familiares espalharam panfletos pela cidade, Ecatepec, com sua foto. Depois de quatro dias sem nenhum sinal de Díaz, de 30 anos, eles bloquearam a rua em frente à escola por horas, exigindo providências das autoridades. Dois dias depois, seu corpo foi encontrado às margens de uma rodovia. As mulheres no estado […]

today3 de janeiro de 2023 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%