G1 Mundo

Emissão de visto americano para brasileiros bate recorde em 2023

today25 de fevereiro de 2024 7

Fundo
share close

Esse modelo já corresponde a 94,4% de todos os vistos americanos emitidos no ano passado para os brasileiros.

Olhando os números absolutos, considerando brasileiros que estão em outros países e que solicitaram lá o visto americano, esse número sobe para 1.158 milhão.

O Brasil é o terceiro país do mundo que mais recebeu vistos dos EUA em 2023. O país só ficou atrás do México e da Índia. A China e a Colômbia completam o ranking dos 5 países com mais vistos concedidos, segundo um levantamento da consultoria Viva América que a GloboNews e o g1 tiveram acesso com exclusividade.



São Paulo é hoje a terceira cidade que mais emite visto americano no mundo. Respectivamente, ela só fica atrás de Monterrey e Cidade do México, ambas no México.

Vistos concedidos para os EUA em 2023, por país (números absolutos):

  1. México: 2,5 milhões
  2. Índia: 1,4 milhão
  3. Brasil: 1,158 milhão
  4. China: 539 mil
  5. Colômbia: 491 mil

Visto americano de ‘casamento’ cresceu 82,1%

Placa Welcome to fabulous Las Vegas, Nevada — Foto: Grant Cai/Unsplash

Dentre as modalidades de visto concedidos a cidadãos brasileiros em 2023, uma que também registrou um crescimento considerável foi a P-3, voltada para artistas que vão aos EUA temporariamente para performar, ensinar ou treinar, individualmente ou em grupo.

Houve 191,8% de aumento nas emissões. Foram 216 autorizações no ano passado, após 74 autorizações no ano de 2022.

O levantamento da consultoria também aponta crescimento de 82,1% nas emissões da modalidade de visto K-1. Este é um tipo exclusivo para noivos estrangeiros de cidadãos americanos, para que eles viajem aos EUA para se casar.

Uma ressalva apontada pelo levantamento é que algumas dessas uniões podem ocorrer apenas com a finalidade de fazer com que o imigrante entre nos EUA, sendo desfeitas pouco tempo depois que o estrangeiro consegue obter a residência permanente.

O custo para a emissão de um visto para os EUA varia, de acordo com o tipo solicitado. A modalidade de visto de turismo e negócios, hoje, tem uma taxa de US$ 185, aproximadamente R$ 917. O mesmo preço vale para quem solicita visto para fazer tratamento de saúde nos EUA.

Após a concessão do visto, se houver necessidade de envio do passaporte pelos Correios à residência do solicitante, esse custo também é repassado à pessoa.

Fuga de cérebros para os EUA

O levantamento da consultoria ainda afirma que a indústria turística dos EUA está em pleno vapor e também que políticas governamentais têm estimulado a contratação de mão-de-obra estrangeira.

Isso aponta para uma migração de mão-de-obra qualificada a partir de países como o Brasil para abastecer o mercado de trabalho norte-americano, a chamada “fuga de cérebros”.

“Os EUA passam por um momento em que milhões de vagas por profissionais altamente qualificados estão disponíveis no mercado. Podemos analisar que, nos últimos anos, o Brasil tem batido recorde de green cards emitidos aos brasileiros”, diz Rodrigo Costa, presidente da Viva América.

“É algo que precisamos se preocupar, mas entendemos que, a partir do momento que indicadores econômicos possam melhorar — e já podemos observar isso — e que políticas públicas mais adequadas forem implementadas, a tendência é que parte desses profissionais sejam retidos no Brasil”, completa.

Vagas de trabalho para profissionais das áreas de administração, engenharia, ciência da computação, economia, propaganda e marketing são normalmente ofertadas pelos EUA, que concedem a residência permanente aos estrangeiros dispostos a trabalhar e viver no país.

Como tirar o visto de turismo para os EUA

Como tirar o visto de turismo para os EUA

Como tirar o visto de turismo para os EUA

Como renovar o visto para os EUA

Como renovar o visto para os EUA

Como renovar o visto para os EUA

Veja como tirar o passaporte

Veja como tirar o passaporte

Veja como tirar o passaporte




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

os-desafios-de-lidar-com-o-envelhecimento-dos-pais-–-e-como-evitar-conflitos

G1 Mundo

Os desafios de lidar com o envelhecimento dos pais – e como evitar conflitos

À medida que a idade avança, uma pessoa tende a precisar de cada vez mais apoio, seja em atividades simples do dia a dia ou mesmo uma ajuda financeira - e isso pode cobrar um preço de quem fica responsável por esses cuidados, como apontam especialistas. “Em alguns casos, esses filhos podem experimentar níveis significativos de estresse e sobrecarga ao lidar com as demandas do envelhecimento dos pais, especialmente quando […]

today25 de fevereiro de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%