G1 Santos

Empresário de Alexandre Pires é preso pela Polícia Federal por ligação com garimpo ilegal na Terra Yanomami

today5 de dezembro de 2023 7

Fundo
share close

Conforme apurado pelo g1, o cantor Alexandre Pires foi conduzido na manhã de segunda-feira (4) à sede da PF em Santos, ouvido e liberado. Ele é suspeito de ter recebido ao menos R$ 1 milhão de uma mineradora investigada em um esquema de financiamento e logística do garimpo ilegal. A reportagem entrou em contato com os representantes do cantor e de Possebon, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

O g1 apurou que houve mandados de busca e apreensão em Uberlândia e Itapema foram cumpridos em imóveis de Alexandre Pires.

A instituição policial também confirmou o sequestro de mais de R$ 130 milhões dos suspeitos, mas estes não foram nominados. Em relação a abordagem ao cantor Alexandre Pires e ao empresário, a reportagem apurou que não foram realizadas buscas dentro do navio de cruzeiros — eles foram conduzidos após desembarcarem.



Empresário é preso pela PF suspeito de envolvimento com garimpo ilegal

Empresário é preso pela PF suspeito de envolvimento com garimpo ilegal

A operação é um desdobramento de uma ação da PF deflagrada em janeiro de 2022, quando foram apreendidas 30 toneladas de cassiterita extraída da Terra Indígena Yanomami. O minério estava no deposito da sede de uma empresa investigada e era preparado para remessa ao exterior.

O inquérito policial indica que o esquema seria voltado para a “lavagem” de cassiterita retirada ilegalmente da TIY, no qual o minério seria declarado como originário de um garimpo regular no Rio Tapajós, em Itaituba, no Pará, e supostamente transportado para Roraima para tratamento.

Alexandre Pires é alvo em ação da PF contra garimpo ilegal na Terra Yanomami — Foto: Reprodução/Redes Sociais e Polícia Federal/Divulgação

As investigações apontam que a dinâmica ocorreria apenas no papel, já que o minério seria originário do próprio estado de Roraima.

Segundo a PF, foram identificadas transações financeiras que relacionariam toda a cadeia produtiva do esquema, com a presença de pilotos de aeronaves, postos de combustíveis, lojas de máquinas e equipamentos para mineração e laranjas para encobrir movimentações fraudulentas.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-promove-adocao-de-animais-neste-sabado

Prefeitura de Guarujá

Guarujá promove Adoção de Animais neste sábado

Ação começa às 13 horas, na Praça das Bandeiras, ao lado do Shopping La Plage, na Praia de Pitangueiras  A Prefeitura de Guarujá realiza neste sábado (9), das 13 às 17 horas, mais uma Feira de Adoção de Animais. Desta vez, a ação acontece na Praça das Bandeiras, ao lado do Shopping La Plage, na Praia de Pitangueiras. Para adotar, os interessados devem ter mais de 18 anos, apresentar documento com […]

today5 de dezembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%