Maior aglomerado de palafitas da América Latina, o Dique da Vila Gilda — Foto: Felipe Beltrame
Duas empresas portuárias irão custear o projeto Parque Palafitas, de reorganização e criação de novas moradias no Dique da Vila Gilda, e a revitalização do Centro Histórico de Santos, no litoral de São Paulo. A assinatura dos acordos entre a Prefeitura de Santos e a iniciativa privada ocorreu nesta sexta-feira (3).
De acordo com a Prefeitura de Santos, as empresas serão responsáveis por diversas obras. As medidas correspondem a contrapartidas pelo funcionamento de dois Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros (Clias) da Santos Brasil e Bandeirantes Deicmar, nos bairros Alemoa e Chico de Paula, respectivamente.
Segundo o prefeito de Santos, Rogério Santos, que participou da cerimônia de assinatura dos acordos, a partir dessas medidas compensatórias, será possível executar, de maneira rápida, até 7 de setembro, obras importantes e de homenagens ao bicentenário da Independência.
Prefeito de Santos, Rogério Santos, assinou os acordos com as empresas portuários, nesta sexta-feira (3) — Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Santos
A Santos Brasil ficará responsável pela restauração do Pantheon dos Andradas, no Centro, incluindo a aquisição da escultura em bronze do patriarca José Bonifácio, em tamanho real, que será instalada no local. Também caberá à empresa o apoio a outras obras na região, como a construção de novo sanitário público na Praça Mauá , e a contratação de projetos de engenharia para o Parque Palafitas.
Já a Bandeirantes Deicmar construirá o espaço cultural e de educação ambiental no Centro Histórico, onde atualmente se localizam os banheiros públicos da Praça Mauá. Ela também arcará com os projetos de arquitetura para o Parque Palafitas.
O Parque Palafitas é um plano de urbanização do Dique da Vila Gilda, com a construção de moradias com toda a infraestrutura, saneamento e segurança necessários. O projeto também prevê área para lazer, para o comércio, equipamentos públicos, parques e áreas para regeneração do mangue e é complementar aos demais projetos habitacionais em andamento na Zona Noroeste.
Empresas portuárias assinam acordo para custear projetos de reurbanização de palafitas e obras no Centro de Santos — Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Santos
Publicar comentários (0)