G1 Santos

Encenação da fundação de São Vicente será financiada pela iniciativa privada em 2024, diz prefeito

today1 de dezembro de 2023

Fundo
share close

A tradicional Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, no litoral de São Paulo, voltará a acontecer na areia da Praia do Gonzaguinha. A edição de 2024, que é a 41ª desde a criação do evento, será financiada pela iniciativa privada e comemorará o aniversário de 492 anos da primeira cidade brasileira.

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (1º), o prefeito Kayo Amado (Podemos) disse estar muito empolgado com a expectativa da encenação, que será viabilizada por meio de uma articulação do deputado estadual Caio França (PSB), do instituto Articulação de Tecnologias Sociais e Ações Formativas (Adesaf), e investimento do Brasil Terminal Portuário (BPT).

O chefe do Executivo afirmou que é muito bom estreitar a relação entre o Porto e a região da Baixada Santista, especialmente São Vicente, onde vivem muitos trabalhadores do cais santista. Ele recordou que a encenação é uma tradição que existe há 41 anos e, além de entreter milhares de pessoas, resgata o orgulho vicentino.



Lembrando que o desafio foi manter essa tradição viva durante a pandemia de covid-19. Kayo Amado adiantou que são esperadas entre 800 e 1000 inscrições de moradores. Devido à pandemia, a encenação presencial em 2020 foi substituída por um documentário; em 2021, houve uma projeção mapeada; e, no ano passado, espetáculos em praças públicas em diferentes bairros da cidade.

“É minha primeira encenação no formato praia, então estou extremamente empolgado e feliz. Todos sabem dos desafios financeiros das cidades, da cidade de São Vicente não é diferente, pelo contrário, é mais desafiador ainda”.

Tanto a iniciativa privada quanto a prefeitura avaliam que a encenação da fundação de São Vicente será um grande espetáculo. Até o momento, a cidade conseguiu arrecadar R$ 2 milhões, metade do que é necessário para o evento sair do papel. O contrato com a BTP foi assinado nesta sexta-feira.

“É um dos municípios social e economicamente mais desafiadores do estado de São Paulo em qualquer indicador social. A gente vê isso, e é um município de médio a grande porte”, reconheceu, mencionando a situação de emergência financeira decretada em agosto deste ano.

As inscrições para atuar e participar do evento começam nesta segunda-feira (4) e vão até o dia 11 de dezembro. Interessados devem ter 12 anos ou mais e morar em São Vicente.

Basta acessar o site da Prefeitura ou ir presencialmente na sede da administração municipal, subprefeitura ou no ginásio Jepom. É necessário levar cópia de RG e comprovante de residência. Caso seja menor de idade, levar pai ou responsável.

  • Prefeitura (Rua Frei Gaspar, 384, Centro): das 9h às 17h
  • Subprefeitura (Avenida Ulisses Guimarães, 211, Rio Branco): das 9h às 17h
  • Ginásio Jepom (Avenida Martins Fontes, 735, Catiapoã): das 9h às 21h.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

jihadistas-sequestram-110-pessoas-na-nigeria

Gospel Prime

Jihadistas sequestram 110 pessoas na Nigéria

No último final de semana, bandidos sequestraram mais de 100 pessoas na comunidade de Mutunji, no estado de Zamfara, no noroeste da Nigéria, por não pagarem um imposto aos criminosos. Um líder da comunidade também foi morto. O líder dos bandidos, Damana, enviou uma carta de resgate à comunidade exigindo 110 milhões de nairas (cerca de US$ 135.000) Além disso, ele também ameaçou sequestrar mais pessoas se o resgate não […]

today1 de dezembro de 2023

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%