Prefeitura de Guarujá

Encontro destaca a importância de preservar e cuidar das áreas de proteção ambiental

today23 de maio de 2023 2

Fundo
share close

Conselho participativo se reuniu para discutir soluções de proteção e conscientização dos territórios de proteção ambiental, com destaque para a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de Santo Amaro 

A reunião da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de Santo Amaro, que aconteceu na última quinta-feira (18), no Sofitel Jequitimar, na Praia de Pernambuco, contou com a participação de um conselho participativo formado por secretários municipais, conselheiros, munícipes e associados. O intuito do encontro foi apresentar a importância de preservar e cuidar dos territórios de área verde e biodiversidade e, assim, buscar soluções para proteção desses locais no Município.

O gestor da APA Serra de Santo Amaro fala sobre a principal ideia apresentada na reunião. “Um dos convidados propôs que nós pudéssemos estar utilizando a área, futuramente, como crédito de carbono e trazer recursos para a cidade. São pensamentos que já existiam, mas, com o apoio da sociedade civil e dos conselheiros é possível que possamos fazer acontecer” explica.

Ao todo, 70 pessoas participaram da reunião. Dentre elas, o titular da Secretaria de Meio Ambiente (Semam); e os secretários-adjuntos de Meio Ambiente e Planejamento.

O titular da Semam conta que em Guarujá, 60% do Município são de cobertura vegetal, e a maior parte é remanescente da Mata Atlântica. Também existe uma grande diversidade de fauna na região, por isso, o secretário explica que o foco principal do encontro era definir como as entidades e os munícipes podem colaborar no processo de proteção ambiental e social desses territórios, e que o plano é se espelhar no sucesso da APA Serra do Guararu, constituída em 2012.



“Os moradores podem ajudar de maneira eficaz, fiscalizando as APAs. Hoje a APA Serra de Santo Amaro vai seguir o mesmo processo de sucesso que houve com a Serra do Guararu, que é reconhecida internacionalmente como modelo de eficácia. Para quem quiser ter mais informações, temos um acervo muito grande na Semam, com fotos, registros e as atas de todas as reuniões que fizemos. Então, é importante que as pessoas façam parte e tenham esse sentimento de pertencimento”, completa o secretário municipal de Meio Ambiente.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policial-e-apedrejado-e-agredido-com-paulada-na-cabeca-apos-briga-com-moradores-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Policial é apedrejado e agredido com paulada na cabeça após briga com moradores no litoral de SP; VÍDEO

Um policial militar ficou ferido após ser agredido com um pedaço de madeira por moradores em uma praça de Bertioga, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo g1, a confusão começou após o policial solicitar o fechamento de um estabelecimento comercial. O homem foi encaminhado para o pronto-socorro municipal da cidade, com ferimentos na região da cabeça. O caso ocorreu na madrugada desta terça-feira (23), na Rua Engenheiro José […]

today23 de maio de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%