G1 Mundo

Entenda a crise na região de Nagorno-Karabakh

today28 de setembro de 2023 16

Fundo
share close

Esse povo que vive em um enclave montanhoso foi anexado ao território da República Soviética do Azerbaijão em 1923. O grande problema é que a esmagadora maioria da população é de etnia armênia, o país vizinho, e não aceitou bem a anexação.

Muitos anos depois, em 1991, após o colapso da União Soviética e aproveitando o momento de instabilidade, um movimento separatista ganhou força na região de Nagorno-Karabakh. A população não queria ser parte e nem responder ao governo azerbaijano.

A situação escalou para um conflito armado que durou anos. Em 1994, com intermédio dos governos russo e armênio, um cessar-fogo foi alcançado. Entre as condições, Nagorno-Karabakh seguiria como um território azerbaijano, mas com um governo autônomo não reconhecido internacionalmente.



Dessa maneira essa população foi se criando e se desenvolvendo nos quase 30 anos seguintes.

Nagorno-Karabakh — Foto: g1

Em 2020 o governo azerbaijano ordenou uma operação militar para tentar retomar posições dentro de Nagorno-Karabakh.

A ofensiva resultou na recuperação de algumas áreas por parte de Baku e enfraqueceu a região autônoma.

Em meados de setembro de 2023, uma nova operação, finalizada em menos de 24 horas, destruiu bases de operação e acabou com a resistência do governo separatista.

Desde então, mais da metade da população que vivia na região há anos abandonou suas casas em direção à Armênia.

Residentes de Nagorno-Karabakh deixam região a caminho da Armênia em 25 de setembro de 2023 — Foto: David Ghahramanyan/REUTERS

Nesta segunda-feira (25), o primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, em reunião com autoridades norte-americanas, afirmou haver em curso uma limpeza étnica contra armênios na região.

Já na quinta-feira (28), o presidente da autoproclamada República Armênia de Nagorno-Karabakh, Samvel Shahramanyan, anunciou que o governo autônomo será dissolvido a partir do dia 1° de janeiro de 2024.

Filipe Figueiredo: Armênios temem genocídio em Nagorno-Karabakh

Filipe Figueiredo: Armênios temem genocídio em Nagorno-Karabakh




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

seis-imigrantes-foram-resgatadas-do-bau-de-um-caminhao-apos-ligarem-para-uma-emissora,-na-inglaterra

G1 Mundo

Seis imigrantes foram resgatadas do baú de um caminhão após ligarem para uma emissora, na Inglaterra

Sem espaço para ficar e com pouco ar, jornalistas de dois países e a polícia ajudaram a evitar tragédia. Seis mulheres imigrantes, quatro vietnamitas e duas iranianas, foram resgatadas após ligarem para uma jornalista da emissora britânica BBC. Uma delas fez uma ligação desesperada para a jornalista Khue Luu pedindo ajuda para resgatá-la, assim como as outras pessoas que originalmente estavam indo da França para a Inglaterra. Elas não sabiam […]

today28 de setembro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%