G1 Mundo

Entenda como o Reino Unido quer proibir fumantes em toda a geração de pessoas com 15 anos ou menos

today18 de abril de 2024 5

Fundo
share close

A lei ainda precisa passar por outras votações para ser instituída. Se isso acontecer, o país será um dos lugares com mais restrições ao tabaco no mundo.

A ideia é tentar criar a primeira geração livre do fumo. As pessoas que completam 15 anos em 2024 nunca vão poder comprar cigarros ou vapes legalmente.

Hoje, só os maiores de 18 podem comprar cigarros ou vapes. O projeto é implementar a lei em 2027 e, a partir de então, a cada ano a idade mínima para comprar cigarro vai aumentar em um ano, até que a população inteira seja proibida de comprar tabaco.



Paciente passa 43 dias na UTI por causa de vape; Anvisa rediscute proibição

Paciente passa 43 dias na UTI por causa de vape; Anvisa rediscute proibição

Além das mudanças na idade mínima para comprar tabaco, o texto cria restrições ao vape. Por exemplo, não vai permitir sabores e nem a venda de aparelhos baratos, que são mais acessíveis.

O projeto de lei é uma iniciativa do governo, mas no partido do primeiro-ministro Rishi Sunak não há consenso.

No plenário do Parlamento na terça-feira (17), 383 deputados votaram a favor, e 67 contra.

Os especialistas em saúde elogiam a iniciativa, e o principal partido de oposição, o Partido Trabalhista, apoiou. Mas uma parte dos deputados governistas (especialmente os parlamentares identificados como libertários), ou seja, aliados de Sunak, afirmam que a iniciativa não é conservadora.

Políticos conservadores importantes, como os ex-primeiros-ministros Boris Johnson e Liz Truss, afirmaram que o projeto limita as liberdades pessoais.

Há um lobby de direitos dos fumantes que afirma que o projeto pode criar um mercado ilegal e, além disso, trata os adultos do futuro como crianças.

O governo diz que não pretende criminalizar o cigarro e que aumentar a idade mínima para comprar cigarros ao longo dos anos nunca vai impedir as pessoas que hoje podem comprar.

Cerca de 13% da população do Reino Unido fuma. A porcentagem caiu desde os anos 1970.

Segundo as autoridades, 80 mil mortes por ano são causadas pelo tabaco. Essa ainda é a principal causa de mortes que poderiam ser evitadas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-deputados-da-georgia-trocam-socos-no-plenario

G1 Mundo

Vídeo: Deputados da Geórgia trocam socos no plenário

Deputados brigaram durante a discussão sobre um projeto de lei exige de organizações que recebem mais de 20% do seu financiamento do exterior que se registrem como agentes sob influência estrangeira. Parlamentares da Geórgia brigam durante sessão Deputados da Geórgia trocaram socos e outros tipos de agressões no Parlamento do país na segunda-feira (15). Os legisladores se estranharam durante a discussão de um projeto de lei sobre "agentes estrangeiros", que […]

today18 de abril de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%